Previsão de demanda sem erro: como evitar rupturas e excessos de estoque
Ter uma estimativa das vendas futuras é um passo imprescindível para qualquer negócio. Sem esse cuidado, aumentam os riscos de excesso de produtos e de prateleiras vazias. Por isso, a previsão de demanda deve integrar o planejamento do varejo desde o início.
Sua principal função é antecipar as necessidades do consumidor para manter o estoque equilibrado. Assim, a previsão de demanda e a gestão de estoques devem estar sempre conectadas.
Nesse contexto, uma estimativa precisa das vendas pode evitar sérios prejuízos à empresa. Pensando nisso, listamos dicas práticas para você fazer a precisão de demanda sem erros e com mais precisão. Veja a seguir!
Qual a importância da previsão de demanda?
Elemento essencial da gestão de estoques, a previsão de demanda corresponde a uma análise preditiva para estimar a demanda de um produto ou serviço.
Trata-se, basicamente, de um cálculo baseado no histórico de venda e outras variáveis importantes, como sazonalidade e região, para antecipar o futuro.
Assim, a empresa tem as informações necessárias para se preparar com antecedência. Em outras palavras, esse processo é fundamental para evitar rupturas e excessos de estoque no varejo.
Existem diferentes formas de fazer a previsão de demanda com diferentes níveis de precisão. Por isso, apresentamos a melhor maneira de fazê-la no próximo tópico.
5 dicas para evitar erros na previsão de demanda
1. Estabeleça um objetivo
Como qualquer estratégia, um bom primeiro passo é definir um objetivo. Na previsão de demanda, isso pode ter relação com o que se deseja alcançar e se esse objetivo é de curto, médio ou longo prazo.
2. Defina a duração
Outro passo importante é determinar o período para qual se pretende fazer a previsão: dias, meses ou anos? Essa informação é valiosa para prever a quantidade ideal de produto a ser disponibilizada ao longo do tempo. E quanto maior o período, mais desafiadora tende a ser essa previsão.
3. Escolha um método
Embora bastante utilizada, a análise de venda média pode não ser o método mais preciso. Graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível contar com o apoio de Inteligência Artificial e Machine Learning para fazer previsões muito mais assertivas.
4. Analise os dados
Quanto maior a quantidade de dados, mais precisa será a previsão de demanda. Use o histórico de vendas, mas considere também sazonalidade, promoções anteriores, tendências de mercado, comportamento do consumidor e eventos externos.
5. Monitore os resultados
Por fim, não se pode deixar de monitorar e avaliar se os resultados obtidos corresponderam ao que era esperado. Nesse momento, a expertise dos profissionais da área é crucial para identificar falhas, gerar insights e definir soluções eficientes.
O papel da tecnologia
Com uma previsão de demanda assertiva, o varejo encontra benefícios como redução de custos e perdas, aumento da eficiência na gestão de estoques e otimização do planejamento financeiro.
Para alcançar esses benefícios, a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável nesse processo. Como você viu, ferramentas com IA podem oferecer dados muito mais precisos do que métodos tradicionais.
O Nexello Supre, por exemplo, automatiza o cálculo dos níveis de estoque com base na previsão de demanda gerada com apoio da Inteligência Artificial. Com algoritmos avançados, o sistema se integra ao seu ERP para garantir a quantidade ideal de estoque e produtos disponíveis conforme a demanda nos pontos de venda.
Quer ver como a nossa solução funciona na prática? Fale com nossos especialistase assista a uma demonstração de produto.