Inteligência Artificial na gestão de compras: o que é, como aplicar e benefícios
No varejo, a gestão de compras é um dos pilares essenciais para a saúde financeira e sucesso da empresa. Afinal, quando bem planejada, impacta positivamente a forma como os recursos do negócio são utilizados e garante a satisfação dos clientes.
O avanço da tecnologia permite ser ainda mais preciso e estratégico na hora de tomar decisões. E uma das principais ferramentas é a Inteligência Artificial (IA), com aplicações benéficas na gestão de compras.
Cabe às empresas tomarem a iniciativa de implementar essa tecnologia a fim de maximizar seus resultados. Por sorte, essa é a justamente a proposta deste artigo. Vamos lá?
O que é Inteligência Artificial (IA)?
A IA é a tecnologia presente em sistemas que imitam a inteligência humana e utilizam dados para executar tarefas. Assim, a máquina é capaz de analisar informações para tomar decisões e resolver problemas.
Outro conceito importante é o de Machine Learning. Em poucas palavras, corresponde a uma subárea da IA, onde os sistemas aprendem e têm a capacidade de aprimorar seu próprio conhecimento com base nos dados que recebem.
Na gestão de compras, a Inteligência Artificial permite que os varejistas analisem grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa. Isso inclui previsão de tendências, identificação de padrões e recomendações de compra para melhor tomada de decisão.
Como aplicar IA na gestão de compras
Tudo começa com a automação. A tecnologia realiza tarefas repetitivas – como processamento de grandes volumes de dados – de forma automática e ágil. Isso significa que os colaboradores podem utilizar melhor o tempo em outras atividades que requerem inteligência humana, como relacionamento com fornecedores.
A IA é fundamental para alcançar maior nível de assertividade na previsão de demanda. Isso porque essa ferramenta permite considerar fatores importantes, que vão além da venda média, como sazonalidade e tendências de consumo.
Outro aspecto importante é a personalização. A Inteligência Artificial se adapta às necessidades específicas das unidades de negócio levando em conta, por exemplo, a região que está situada.
Benefícios da Inteligência Artificial para a gestão de compras
Otimização do tempo
Como vimos, a automação de tarefas repetitivas e até mesmo complexas ajudam a gerenciar melhor a rotina. Como resultado, o comprador ganha mais tempo para focar em outras atividades estratégicas que necessitam da sua expertise.
Redução de custos
Quando a previsão de demanda é precisa, reduz-se os índices de ruptura e excesso de estoque. Ou seja, o negócio deixa de perder vendas por falta de produtos e também economiza com armazenamento ao comprar somente o necessário.
Eficiência operacional
A aplicação de Inteligência Artificial na gestão de compras contribui para a eficiência operacional como um todo. Essa tecnologia automatiza processos e está bem menos sujeita a erros.
Experiência do cliente
Tudo se resume ao cliente. Quando os processos internos são otimizados, o reflexo é positivo também para o consumidor. A precisão na gestão de compras garante que os melhores produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras quando ele precisar.
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Baseado em IA e Machine Learning, os recursos inteligentes da Nexello fazem projeções para o futuro com alto nível de assertividade, sem excessos e rupturas de estoque.
Assim, o comprador recebe previsões de demanda considerando as variáveis do negócio, tais como tendências de consumo, sazonalidade, elasticidade de preço, clima e feriados.
Nosso objetivo é que o comprador seja um negociador para, mais do que comprar, comece a negociar de forma estratégica.
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• Nexello Compra, para lojas sem Centro de Distribuição.
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