5 formas de uso de Inteligência Artificial no varejo
Em uma constante crescente, a Inteligência Artificial (IA) tende a ganhar cada vez mais espaço em nossas rotinas – seja nas tarefas de casa ou nas atividades do trabalho. A tecnologia tornou-se o assunto do momento e está ditando como compramos ou vendemos produtos e serviços.
Seis a cada 10 varejistas planejam adotar tecnologias como IA e Machine Learning para aprimorar a experiência de compra de seus clientes neste ano, segundo uma pesquisa divulgada pela multinacional estadunidense Honeywell.
No Blog da Nexello, já falamos sobre o uso da Inteligência Artificial para a previsão de vendas e também sobre a contribuição desta tecnologia para a otimização de processos da cadeia de abastecimento. Agora, este artigo vai apresentar as principais formas de utilização da IA no varejo. Continue a leitura para saber mais!
Por que a Inteligência Artificial tem feito tanto sucesso no varejo?
Redução de perdas, otimização de tempo, melhora na eficiência operacional e personalização do serviço prestado aos clientes. Esses são só alguns dos principais benefícios notados por quem já aderiu à IA.
Processos que antes eram complexos, repetitivos e demorados, são feitos em alguns instantes por sistemas de computador. E engana-se quem pensa que a Inteligência Artificial veio para substituir o trabalho desempenhado por pessoas. Pelo contrário, a IA gera novas oportunidades.
Enquanto o software cuida de questões como cálculo de ruptura de estoque, o colaborador foca em outras atividades que requerem a expertise humana, a exemplo do relacionamento com clientes e parceiros. É por esses motivos que a IA tem se tornado cada vez mais popular.
5 exemplos de uso de IA no varejo
Já listamos algumas das vantagens observadas por varejistas que adotaram a tecnologia em suas rotinas. Na prática, saiba como a IA tem sido aplicada no varejo.
1. Comportamento do cliente
Com a Inteligência Artificial aplicada ao sistema de gestão do seu estabelecimento, a ferramenta é capaz de ‘aprender’ o comportamento dos consumidores. A tecnologia pode indicar quais produtos vendem mais em determinada filial/região.
Outro exemplo disso são as recomendações personalizadas que aparecem em forma de anúncio para os consumidores enquanto eles navegam nas redes sociais.
2. Gestão de estoques
Uma gestão de estoques eficiente é essencial para o sucesso da cadeia de abastecimento. É comum que lojas tenham momentos de ruptura ou excesso de produtos armazenados. Nesse sentido, a IA monitora e reconhece quais itens têm maior demanda, além de apresentar uma previsão de vendas bastante assertiva.
Compre somente o necessário e, como resultado, diminua consideravelmente a falta de produtos e estoque parado.
3. Planejamento de distribuição
Não se trata apenas de comprar somente a quantidade ideal. É preciso compreender que diferentes regiões possuem diferentes demandas. Para isso, existe o conceito de DRP (Planejamento das Necessidades de Distribuição, em português), cuja principal função é distribuir os produtos que estão no CD para as filiais.
Deve-se considerar a demanda, tempo e frequência de reposição, distância do CD até a loja, entre outros pontos. Com a ajuda da IA, tudo isso fica mais fácil e rápido, já que as etapas desse planejamento são automatizadas.
4. Planejamento sazonal
A partir de dados históricos, sistemas com Inteligência Artificial preveem como será a demanda das próximas datas comerciais. Como sabemos, Natal, Dia das Mães e Black Friday são períodos importantes para o varejo e, agora, podem ter suas vendas impulsionadas pelo poder da IA.
Ao aplicar essa tecnologia no seu planejamento, o varejista tem como resultado uma previsão mais assertiva de demandas e chance de perdas (por falta ou por vencimento) reduzidas.
5. Atendimento virtual
Se você já comprou online, provavelmente se deparou com um chatbot. Nesse sistema de atendimento virtual, a Inteligência Artificial conhece as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes e entrega respostas instantâneas.
O principal benefício é oferecer suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, deixando o atendimento humano exclusivo para questões mais complexas.
Desafios
As oportunidades da IA, como vimos até aqui, são inúmeras. Porém, o avanço da tecnologia também apresenta seus desafios. O primeiro deles é o número gigantesco de dados que cresce a cada minuto, tornando mais difícil gerenciar tantas informações.
Diante desse cenário, a IA é uma forma eficiente de lidar com quantidades massivas de dados e ainda entregar respostas confiáveis para guiar tomadas de decisões. Assim, a Inteligência Artificial deixará de ser apenas uma opção para ser o único caminho viável.
Além disso, questões éticas quanto aos limites de aplicação dessa ferramenta também preocupam. Nesse aspecto, o tratamento de dados pessoais é um assunto delicado. Isso vai obrigar as empresas a estabelecerem manuais quanto ao uso de IA e tecnologias similares.
Por fim, com a popularização da IA, as companhias devem treinar e capacitar suas equipes quanto ao uso dessas ferramentas.
Todo avanço tecnológico propõe desafios que podem ser superados. Basta estar aberto a aprender e adaptar-se às mudanças. Dessa forma, será possível aproveitar o máximo da Inteligência Artificial no varejo.
Se você quer saber como a Nexello potencializa a gestão de estoques de varejistas de diversos segmentos com IA, fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.