Estoque para o Natal: dicas para não errar e vender mais
Descubra como a gestão de estoques estratégica pode alavancar suas vendas durante o Natal e festas de fim de ano.
Gestão de estoque sazonal: por que é importante?
Ao longo do ano, é natural que o varejo experimente variações da demanda por conta de eventos específicos e tendências de consumo. Esse fenômeno é conhecido como sazonalidade.
Não é novidade que o Natal é a data mais importante do calendário para o comércio. Ainda, o Ano Novo e as trocas de presentes estendem o ciclo de alto movimento.
Durante o período, os varejistas presenciam o aumento da demanda em diversos setores e podem potencializar as oportunidades de venda. Por isso, o planejamento do estoque sazonal, especialmente no Natal, é tão importante.
Dicas essenciais para gerenciar o estoque de Natal
Algumas práticas fazem toda a diferença para o sucesso das vendas de fim de ano. Continue a leitura e descubra quais são.
Previsão de vendas
O primeiro passo para uma boa gestão de estoque em períodos sazonais é considerar a previsão de vendas. Isto é, analisar dados históricos de venda, tendências da época e região em que a loja está instalada.
Planejamento de compras
Com a previsão de demanda, fica mais fácil determinar a quantidade ideal de produtos que devem ser comprados. Além disso, também é importante fazer uma análise dos fornecedores para identificar as melhores oportunidades de negócio.
Promoções e descontos
A concorrência é alta nesta época do ano. Assim, investir em marketing, promoções e descontos pode ser uma boa estratégia para sair na frente da concorrência e chamar a atenção dos clientes.
Capacitação da equipe
Além de preparar o seu estoque, é vital que os colaboradores estejam orientados para lidar com a demanda. O treinamento começa na gestão de estoques, passa pela utilização de ferramentas e vai até o relacionamento com os fornecedores.
Monitoramento de estoque
Após todo o planejamento, a alta temporada exige que o gestor do varejo acompanhe constantemente os níveis de estoque. Hoje, existem ferramentas que monitoram o estoque em tempo real, ajudando a garantir produtos sempre disponíveis aos clientes.
O que fazer com o estoque que sobrou do Natal?
Se após o fim da alta temporada os produtos continuam parados no estoque, é hora de adotar estas estratégias:
Faça liquidações
Atraia clientes oferecendo promoções e descontos de produtos que ficaram para trás depois do Natal.
Aposte na criatividade
Mude a decoração, faça kits com desconto e divulgue as promoções nas redes sociais.
Reveja estratégias
Avalie o desempenho dos produtos após a temporada de Natal e oriente-se a partir desses dados para decisões futuras.
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