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Análise de dados no varejo: por onde começar?

Cada vez mais as empresas precisam ser movidas a dados. Com o gigantesco volume de informações circulando, saber analisar esses dados e usá-los corretamente pode representar uma mudança positiva de rota para o negócio.

No varejo, a análise de dados (data analytics) traz informações valiosas, como a previsão de vendas, ajudando a guiar tomadas de decisão e a elaborar um planejamento estratégico.

Não é à toa que 64% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital, segundo um estudo de 2023 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Descubra, no artigo a seguir, como transformar dados em informações valiosas para potencializar os resultados do seu negócio. Aproveite o conteúdo!

O que é análise de dados?

Trata-se de um processo cujo objetivo é converter números e informações em insights relevantes para guiar tomadas de decisões importantes. Portanto, a análise de dados pode ser utilizada em diferentes áreas.

Graças à transformação digital, é cada vez mais comum corporações lidando diariamente com grandes números de contratos e documentos no ambiente online. Dessa forma, torna-se essencial filtrar e organizar as informações mais importantes.

Em outras palavras, significa transformar um volumoso banco de dados em conhecimento relevante para gerar oportunidades.

Análise de dados aplicada ao varejo

Indicadores de desempenho, histórico de venda e previsão de demanda são algumas das informações importantes que podem ser obtidas a partir da análise de dados no varejo.

Dessa maneira, o gestor consegue reconhecer tendências sazonais, identificar produtos com maior demanda e melhorar a reposição de mercadorias. Como consequência, gera oportunidades para aumentar a receita do negócio.

Isso tudo é válido até mesmo em cenários de incertezas e mudanças no mercado. Por esse motivo, o investimento em transformação digital no varejo cresceu após a pandemia e tornou-se uma prioridade estratégica.

Nesse sentido, a cultura data driven – isto é, movido a dados – pode apresentar seus desafios, mas também revela oportunidades aos varejistas. Entenda melhor a seguir.

Os desafios

O principal obstáculo da transformação digital, e consequentemente da aplicação da análise de dados no varejo, é a mudança de cultura organizacional. Isso porque ainda é habitual que empresas façam seus procedimentos manualmente, seja por planilhas ou até mesmo em papel.

Mesmo que ainda seja comum, o método manual traz alto risco de erros, além de deixar o fluxo da operação muito mais lento.

Nesse sentido, a implementação desses novos processos requer investimento em tecnologia, mão de obra especializada e uma mudança de pensamento.

As oportunidades

Sabemos que nem sempre é fácil passar por uma mudança de cultura organizacional. Mas os benefícios, como o aumento da receita e melhora na experiência do consumidor, mostram que essa disrupção vale a pena.

Erros manuais, por exemplo, podem ser facilmente evitados com adoção de tecnologia. Imagine que o comprador faz a previsão de demanda incorreta e adquirindo estoque além do necessário. Como resultado, os produtos ficam parados por meses e geram prejuízos financeiros ao negócio.

Por outro lado, com a adoção de tecnologia, o comprador pode consultar no sistema o histórico de venda e previsão de demanda de determinada filial. Assim, com base nesses dados, ele faz uma compra muito mais assertiva, sem excessos e sem rupturas no estoque.

Como automatizar a análise de dados

A transformação digital deixou o caminho muito mais fácil para a análise de dados. Nesse contexto, a gestão de estoque é um dos principais setores beneficiados no varejo, sendo assim uma boa área para começar a investir com essa tecnologia.

Softwares com Inteligência Artificial (IA) coletam informações em tempo real, identificam índices de ruptura nas lojas e indicam a quantidade ideal para ser comprada e distribuída entre as filiais. Tudo isso é automatizado.

Em resumo, ao automatizar a coleta e análise de dados, você ganha benefícios como padronização dos processos, agilidade, produtividade e redução de custos.

Transforme dados em informações valiosas com a Nexello

Transformamos a gestão de abastecimento no varejo com tecnologia inteligente e apoio contínuo. Fazemos isso por meio de um ecossistema de informação que potencializa os resultados da gestão de estoque em 360°. Nexello significa viver hoje o futuro do varejo.

O Nexello Supre é o sistema DRP (Distribution Requirements Planning) voltado para o planejamento inteligente e estratégico das necessidades de distribuição. Com ele, o gestor do Centro de Distribuição acompanha indicadores de estoque e recebe sugestões assertivas de transferência. Tudo isso com base em dados precisos que consideram histórico de venda, região e sazonalidade.

Já com o Nexello Compra, o varejista trabalha com indicadores de desempenho para reconhecer as melhores oportunidades. O comprador vira um negociador, tornando as compras mais rentáveis.

Torne a gestão mais eficiente com uma tecnologia focada no recebimento de mercadorias. Com o Nexello Organiza, o fornecedor faz os agendamentos de forma online ou pelo aplicativo, enquanto o varejista sabe antecipadamente quem, quanto e quando irá receber.

Como resultado, você evita rupturas, reduz erros manuais e ganha produtividade. Conheça nossas soluções e solicite uma demonstração!

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Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados