KPI: O que é um indicador-chave de desempenho?
Quando o assunto é cadeia de abastecimento (supply chain), os dados fazem toda a diferença para uma gestão de sucesso. Nesse sentido, o indicador-chave de desempenho, também chamado de KPI, mede a evolução das operações e ajuda os varejistas a alcançarem seus objetivos.
Em contrapartida, a falta de informações atualizadas e precisas pode trazer prejuízos financeiros às empresas. Portanto, os indicadores são indispensáveis para se ter uma visão panorâmica do negócio e definir estratégias que levarão a marca a outro patamar.
Pensando nessas vantagens, elaboramos um artigo com os principais pontos que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda a usar KPIs na sua gestão de forma eficiente. Vamos lá?
O que são e para que servem indicadores-chave de desempenho?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o KPI é a sigla para Key Performance Indicator, isto é, indicador-chave de desempenho em português. E existem vários KPIs dos quais explicaremos mais adiante neste artigo.
Por fornecerem informações valiosas, esses indicadores são geralmente usados por gestores não só para medir o desempenho de um determinado setor da empresa, mas também para a tomada de decisões.
Outro benefício é que os KPIs ajudam a estabelecer metas para os negócios, além de ser a base para o planejamento de recursos. Dito isso, vamos aos principais indicadores-chave de desempenho para supply chain. Acompanhe!
5 KPIs para ficar de olho
Produtividade, qualidade e capacidade. Essas são algumas métricas possíveis de serem avaliadas por meio dos indicadores-chave de desempenho. Pensando na cadeia de abastecimento, existem dados fundamentais para o sucesso da gestão. Diante disso, listamos cinco KPIs que todo gestor de varejo deve ficar atento. Confira:
1. Cobertura de estoque
Esse KPI indica o tempo de estoque dos produtos. Em outras palavras, é o prazo, geralmente em dias, que o estoque consegue atender à demanda dos consumidores com a quantidade disponível. O cálculo dessa métrica pode resultar na diferença entre o lucro e o prejuízo.
2. Ruptura de estoque
Tão importante quanto a cobertura, esse indicador diz respeito à falta de um produto no estoque. É quando o varejo tem demanda, mas o item não está nas prateleiras. Na maioria das situações, esse cenário leva a perda de clientes, o que faz da ruptura de estoque um inimigo dos varejistas.
3. Disponibilidade de produtos
Outro relevante indicador-chave de desempenho para conhecer é o On Shelf Availability (OSA), ou disponibilidade de produtos, como é nomeado em português. Ele mostra a quantidade de produtos na gôndola e, dessa forma, ajuda a evitar a tão temida ruptura que citamos no tópico anterior.
4. Tempo de reposição
Trata-se do período que leva desde o momento que o produto é adquirido pelo setor de compras até chegar ao depósito. Ao fazer um pedido, a sua equipe deve saber quantos dias o fornecedor leva para entregar os produtos. Ou seja, é um KPI fundamental para o planejamento.
5. Ponto de pedido
Aliado ao anterior, existe o tempo de pedido. Basicamente, esse indicador sinaliza quando é a hora de fazer um novo pedido ao fornecedor a partir da quantidade que se tem em estoque. Para isso, ele também vai considerar o tempo de reposição e o consumo médio daquele produto.
Como implantar indicadores-chave de desempenho na gestão?
Antes da tecnologia, era necessário fazer cálculos, muitas vezes complexos, para chegar ao resultado da maioria das métricas citadas acima. Graças à transformação digital, isso mudou e ficou muito mais fácil implantar indicadores-chaves de desempenho na gestão de supply chain.
Imagine poder acessar, em poucos cliques, um panorama completo do estoque do seu varejo. Isso já é realidade para quem utiliza o Nexello Supre. Por meio de dashboards completos e fáceis de entender, o sistema apresenta dados em tempo real, como a ruptura de estoque.
E com o app Nexello Supre, você tem acesso aos indicadores essenciais para gerenciar com excelência também o seu celular. Tenha em mãos todas as informações que precisa para tomar decisões mais assertivas e deixe para trás a ruptura e o excesso de estoque.
Ainda, compre sabendo qual é a quantidade necessária para atender à sua demanda. Com o Nexello Compra, tenha à disposição indicadores de desempenho para reconhecer as melhores oportunidades de negócio. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Conheça o Ecossistema Nexello.