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Vendas de Páscoa devem surpreender esse ano

Nos supermercados brasileiros as parreiras de ovos de chocolate vão ganhando forma.

De olho na Páscoa, que esse ano cai em 4 de abril, o varejo se prepara e mantém boas expectativas mesmo com a interferência direta da pandemia pelo segundo ano consecutivo. Dados do Instituto Boa Vista, mostram que as vendas do comércio para a Páscoa recuaram 33% em 2020, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2019 as vendas haviam apresentado crescimento de 1,5%.

No ano passado, muitos supermercados foram pegos de surpresa porque a maior parte das cidades teve restrições causadas pelo isolamento social que reduziu o fluxo de consumidores nas lojas. O resultado foi chocolate sobrando nas prateleiras depois da Páscoa.  Como acontece todos os anos, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou uma pesquisa para entender a expectativa dos supermercadistas em relação à data e os números serão divulgados em março.

Uma coisa é certa: uma bela parreira de ovos e chocolate chama a atenção e incentiva o consumo nesta época do ano.

Ainda há tempo para planejar as ações que serão responsáveis pelo sucesso nas vendas.

Separamos algumas dicas para ajudá-lo:

A Páscoa é uma data comemorativa sazonal que sempre cria boas expectativas de vendas. O cliente sai em busca de um chocolate para presentear e sai da loja com bebidas, alimentos, entre outros itens. Por isso, você precisa de planejamento e de um estoque bem preparado, evitando assim os desperdícios ou mesmo a falta de produtos. Faça uma análise das vendas dos anos anteriores para ter noção do comportamento do seu público e converse com os seus fornecedores antecipadamente.

Embora a presença de crianças tenha reduzido e o próprio tempo de permanência nos supermercados tenha sido impactado pela pandemia, decorar a loja é sempre uma das melhores maneiras para chamar a atenção para o que você está oferecendo. Aposte em parreiras bem montadas, etiquetas de preços temáticas, cartazes nos corredores, diversidade de produtos e bons preços. Caso tenha condições, vale criar um uniforme especial para a equipe e criar um ambiente onde as pessoas possam fazer fotos com o coelho da Páscoa.

O especialista em varejo Michel Jasper compartilhou recentemente algumas dicas de como deve ser a parreira de ovos de Páscoa. Segundo ele a altura da parreira deve ser entre 2.15m e 2.20m, idealmente 2.20m já que a maioria dos supermercados utiliza tela podendo ocorrer uma pequena queda de 5cm ao colocar os ovos mais pesados.   Os ovos devem ser expostos por fornecedor, separando os ovos infantis dos adultos, sendo importante negociar os espaços para cada fornecedor.

Sua loja está bonita, os preços estão bons e as novidades estão nas prateleiras. Agora é hora de fazer tudo isso chegar até o consumidor. Invista nas redes sociais, grupos de WhatsApp, encartes, anúncios de rádio, televisão e dependendo do local, vale até carro de som. Com o crescimento das vendas pela internet, as lojas físicas precisam investir em comunicação para conseguir alcançar os objetivos e metas.

Quando falamos em Páscoa, logo pensamos na infinidade de chocolates disponíveis nas lojas. Outros itens, no entanto, costumam ter ótima saída como os pescados (principalmente o bacalhau), vinhos e alimentos como tortas, colomba pascal e azeites, por exemplo. Como a Páscoa é uma data religiosa, muitas pessoas passam a Quaresma sem comer carnes e o consumo de peixes cresce bastante.

Aposte na boa exposição destes produtos, crie novos pontos de venda e destaque para chamar atenção dos clientes.

Boas vendas!

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Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados