Pricing no varejo em 6 passos

Saiba como criar uma precificação estratégica com o objetivo de manter uma vantagem competitiva e atrair clientes para o seu varejo. 

O que é pricing?

O processo estratégico das empresas para definir o preço de um produto é conhecido como pricing. Para isso, leva-se em consideração diversas informações: público-alvo, concorrência, custos, segmento, entre outros aspectos. 

Seja no supermercado, na farmácia ou em qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, todos os varejistas precisam de uma boa estratégia de precificação para se manterem competitivos. 

6 passos para criar uma boa estratégia de precificação

1. Conheça os métodos de precificação

Para saber qual é a melhor forma de precificar um produto, o primeiro passo é conhecer os métodos. A precificação baseada no custo, por exemplo, vai considerar os custos fixos e variáveis, os impostos e a margem de lucro desejada.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Todos os consumidores têm necessidades e desejos para serem atendidos. Conhecer o público-alvo também é saber como e quanto ele pode investir. Vale se perguntar: quanto o seu cliente está disposto a pagar por esse produto?

3. Estude os concorrentes

Uma boa estratégia de pricing não desconsidera a concorrência. Pelo contrário, estar de olho no mercado é indispensável para manter-se no jogo. Por isso, monitore seus concorrentes, identifique as oportunidades e fique atento às possíveis ameaças. 

4. Defina um objetivo

O seu propósito pode ser aumentar a margem de lucro, atrair novos clientes ou mudar a categoria da empresa. Para um negócio que está começando, pode ser viável adotar o preço de penetração, isto é, oferecer preços bem abaixo da concorrência para conseguir espaço no mercado.

5. Faça o acompanhamento 

O trabalho não termina depois do método de pricing definido. É fundamental monitorar a estratégia, considerar as mudanças do mercado, as oscilações na demanda e fazer os ajustes necessários. Observe a aceitação do público, faça testes A/B e pesquisas de satisfação.  

6. Use a tecnologia a seu favor 

Toda boa estratégia deve ser aliada ao uso de uma ferramenta inteligente. Com dados precisos e atualizados, fica muito mais fácil aplicar o pricing no varejo e escalar os resultados do negócio. 

Com as soluções da Nexello, os varejistas contam com tecnologias que fazem a gestão de compras, recebimento, níveis de estoque e distribuição de mercadorias, integrado ao ERP que já utilizam. Esse ecossistema de informações entrega uma visão privilegiada de toda a cadeia de abastecimento do negócio, ideal para a tomada de decisões. 

Conheça mais clicando aqui.

Últimos posts