Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Pricing no varejo em 6 passos

Saiba como criar uma precificação estratégica com o objetivo de manter uma vantagem competitiva e atrair clientes para o seu varejo. 

O que é pricing?

O processo estratégico das empresas para definir o preço de um produto é conhecido como pricing. Para isso, leva-se em consideração diversas informações: público-alvo, concorrência, custos, segmento, entre outros aspectos. 

Seja no supermercado, na farmácia ou em qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, todos os varejistas precisam de uma boa estratégia de precificação para se manterem competitivos. 

6 passos para criar uma boa estratégia de precificação

1. Conheça os métodos de precificação

Para saber qual é a melhor forma de precificar um produto, o primeiro passo é conhecer os métodos. A precificação baseada no custo, por exemplo, vai considerar os custos fixos e variáveis, os impostos e a margem de lucro desejada.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Todos os consumidores têm necessidades e desejos para serem atendidos. Conhecer o público-alvo também é saber como e quanto ele pode investir. Vale se perguntar: quanto o seu cliente está disposto a pagar por esse produto?

3. Estude os concorrentes

Uma boa estratégia de pricing não desconsidera a concorrência. Pelo contrário, estar de olho no mercado é indispensável para manter-se no jogo. Por isso, monitore seus concorrentes, identifique as oportunidades e fique atento às possíveis ameaças. 

4. Defina um objetivo

O seu propósito pode ser aumentar a margem de lucro, atrair novos clientes ou mudar a categoria da empresa. Para um negócio que está começando, pode ser viável adotar o preço de penetração, isto é, oferecer preços bem abaixo da concorrência para conseguir espaço no mercado.

5. Faça o acompanhamento 

O trabalho não termina depois do método de pricing definido. É fundamental monitorar a estratégia, considerar as mudanças do mercado, as oscilações na demanda e fazer os ajustes necessários. Observe a aceitação do público, faça testes A/B e pesquisas de satisfação.  

6. Use a tecnologia a seu favor 

Toda boa estratégia deve ser aliada ao uso de uma ferramenta inteligente. Com dados precisos e atualizados, fica muito mais fácil aplicar o pricing no varejo e escalar os resultados do negócio. 

Com as soluções da Nexello, os varejistas contam com tecnologias que fazem a gestão de compras, recebimento, níveis de estoque e distribuição de mercadorias, integrado ao ERP que já utilizam. Esse ecossistema de informações entrega uma visão privilegiada de toda a cadeia de abastecimento do negócio, ideal para a tomada de decisões. 

Conheça mais clicando aqui.

  • Publicações relacionadas

  • [INFOGRÁFICO] Guia prático do Visual Merchandising

    Vitrines, prateleiras, ilhas, iluminação. Essas palavras fazem parte do conceito de Visual...

    Leia mais
  • 4 tipos de ruptura na gestão de estoques e como evitá-las

    Todo consumidor já passou pela experiência de ir até o supermercado e se deparar com a falta do...

    Leia mais

Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados