Previsão de vendas: como a Inteligência Artificial pode te ajudar nessa missão

Mercadorias estagnadas nas gôndolas, bem como a falta de produtos, representam dois grandes problemas na gestão de estoque. No entanto, quando a previsão de vendas é realizada com base em dados, todo o processo é muito mais assertivo. É aqui que a Inteligência Artificial (IA) faz toda diferença para reduzir a ruptura e o excesso de estoque. 

A IA não é mais coisa de filme. Na verdade, já faz parte da rotina de muitas empresas, inclusive, no varejo. É que ela tem oferecido boas vantagens para o planejamento de estoque e da cadeia de suprimentos como um todo. 

Acessando os dados do seu negócio, a Inteligência Artificial aplicada garante uma gestão de estoque mais estratégica. Não é à toa que organizações do varejo movidas a dados obtêm lucros 30% maiores do que aquelas que não tem essa cultura, segundo uma pesquisa da Capgemini Research Institute

Se esse assunto despertou a sua curiosidade, este post foi feito para você. A seguir, veja como ter uma gestão de estoque mais rentável com a previsibilidade de vendas da IA. Boa leitura! 

Afinal, o que é Inteligência Artificial? 

Uma solução com Inteligência Artificial combina dados, algoritmos e sistemas de aprendizado. Assim, o seu objetivo é simular algumas características da inteligência humana e ser capaz de ampliar seus conhecimentos por conta própria. Por isso, a IA também está ligada aos conceitos de Big Data (grande conjunto de dados) e Machine Learning (aprendizado das máquinas). 

No entanto, a adoção dessa tecnologia não significa a substituição do trabalho humano, mas a garantia de uma excelente ferramenta para planejar e gerenciar processos com muito mais eficiência. Na prática, o colaborador ganha tempo para focar em tarefas mais estratégicas do negócio. 

Vantagens de utilizar Inteligência Artificial na previsão de vendas

O avanço tecnológico trouxe muitos benefícios para as nossas vidas. Facilitou o acesso à informação, melhorou a comunicação e aproximou quem está longe. Com as empresas não é diferente. 

Nesse contexto, a transformação digital tem permitido que organizações trabalhem com mais eficiência e estratégia, potencializando processos e os lucros dos negócios. Pensando na gestão de estoque, listamos as principais vantagens de utilizar a Inteligência Artificial na previsão de vendas do varejo. Confira:

Compra mais assertiva

Ao integrar o software que você já utiliza a uma solução com Inteligência Artificial, você terá a recomendação inteligente de compras. A IA aplicada para a previsão de vendas considera dados do seu negócio sobre demanda, sazonalidade, produto e filial. Ou seja, levando em conta as variáveis, compra-se somente o necessário. 

Nesse processo, o comprador foca nas negociações dos produtos de maior giro, enquanto o sistema mostra quais itens são mais rentáveis. 

Redução de ruptura nas gôndolas e excesso de estoque

Saber quanto e quando comprar é essencial para evitar a falta de produtos nas prateleiras. Nessa perspectiva, com base na previsão de vendas, a Inteligência Artificial sugere quais produtos precisam ser repostos no estoque, antes da ruptura acontecer. 

Além disso, uma vez que esses dados ajudam a comprar com precisão, o excesso de estoque e mercadorias paradas nas gôndolas tendem a diminuir. 

Mitigação de riscos 

Mitigar nada mais é do que reduzir os efeitos de possíveis ameaças à operação e processos dos negócios. Dessa maneira, quando a empresa sabe onde estão os pontos de vulnerabilidade, consegue tomar decisões preventivas e estratégicas, antes que os prejuízos e falhas aconteçam. 

Redução de custos

Se armazenamento é custo, manter em estoque somente o essencial é uma estratégia para diminuir os excessos. Como consequência, há também a redução de gastos com estoque. 

Além disso, a IA também ajuda a traçar estratégias de distribuição conforme a demanda de cada loja. Assim, com um sistema de planejamento de distribuição (DRP) dificilmente grandes quantidades de mercadorias ficarão paradas no CD. 

Melhores oportunidades de negociação

Uma solução com Inteligência Artificial aplicada não só auxilia na previsão de vendas, como também identifica as melhores oportunidades. Isso é possível graças aos indicadores de desempenho e participação dos fornecedores. Assim, a negociação passa a ser mais estratégica e assertiva. 

Como aplicar a IA na previsão de demandas?

A Inteligência Artificial pode ser aplicada na previsão de vendas por meio de sistemas integrados ao seu ERP. É assim que as soluções da Nexello potencializam a gestão de estoque do varejo – como supermercados, lojas de conveniência e cooperativas. 

Nossos sistemas transformam os dados do seu varejo em informações relevantes para fazer recomendações inteligentes de compra e distribuição. Com base na previsão de vendas, você gerencia com a Inteligência Artificial do Compra e faz negociações mais assertivas. 

Já o sistema DRP (Distribution Requirements Planning) Supre permite o planejamento de distribuição automatizado, integrado e em tempo real. Reduza os índices de ruptura e abasteça as lojas conforme a necessidade de cada uma. 

Como percebemos nesse artigo, as empresas que já despertaram para essa transformação digital conseguem reduzir custos, rupturas e excesso de mercadorias. Além de, consequentemente, obter lucros maiores. Quer saber como a tecnologia também pode potencializar os ganhos do seu negócio? Conheça nossos produtos

Últimos posts