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Prepare-se para ter sucesso na Black Friday!

Programada para acontecer no dia 26 de novembro, a Black Friday é considerada uma das maiores datas para o varejo brasileiro, mesmo sendo uma ação importada dos Estados Unidos. Desde 2011 em terras brasileiras a ação é usada de forma estratégica para inaugurar a temporada de compras para o Natal.

Os consumidores já guardam ansiosamente a data em busca de preços reduzidos.
Embora as lojas de roupas, calçados e acessórios sejam muito lembradas, os supermercados também podem aproveitar a data e realizar grandes ações. Confira algumas dicas que preparamos:

  1. O que divulgar?
    Planeje com antecedência as ações uma vez que as promoções desta época costumam durar poucos dias e são limitadas em relação à quantidade de produtos. Uma estratégia que pode ser interessante é verificar no estoque o que está há muito tempo parado ou próximo do prazo de validade. Certifique-se de que há quantidade suficiente para justificar a ação, uma vez que Black Friday costuma atrair bastantes interessados. Outra dica é apostar nos produtos que possuem maior margem de lucro sempre cuidando para não ter prejuízo.
  2. Como será a promoção?
    Defina como será a sua ação da Black Friday: será apenas um dia de promoção ou uma semana? Um produto único com preço exclusivo ou diversos produtos? Os descontos serão válidos somente para compras à vista ou também se forem parceladas no cartão de crédito? Estabeleça todas as regras antes de aderir à ação e fazer a divulgação.
  3. Ofertas relâmpago são atrativas
    Os clientes já costumam aguardar essa data, então faça com que a procura seja ainda mais disputada. Crie um cronograma de ofertas relâmpago para cada período, por exemplo. E escolha itens “desejo” que serão atrativos para os consumidores.
  4. Garanta que os preços sejam atrativos
    Muito cuidado com as promoções enganosas. Mais do que nunca, o consumidor está atento aos seus direitos e se ele está esperando a Black Friday para comprar o que precisa é porque já pesquisou e sabe como estão os preços reais. Muitos lojistas aumentam os preços alguns dias antes para poder simular um bom desconto na data da promoção. Isso afasta os clientes além de causar má impressão para a sua loja. Além disso, os órgãos de fiscalização ficam de olho no comportamento dos lojistas nesse período.
  5. Aposte na forte divulgação
    Comece a divulgação com bastante antecedência. Atraia o consumidor, aguce sua curiosidade e desperte nele o desejo da compra. A internet é um grande canal de acesso aos clientes e as redes sociais também podem ser um grande diferencial para levar sua mensagem ao consumidor. Utilize sua base de cadastros para enviar e-mails marketing atrativos e aproveite para conseguir novos cadastros de clientes potenciais.
  6. Cuidado com a ruptura
    Normalmente a ruptura já é um assunto que tira o sono dos supermercados. Em datas especiais, então, ela não pode acontecer de forma alguma. Para isso, fique de olho no estoque dos produtos anunciados para a promoção. Procure também, fazer a reposição de outros produtos que estejam fora da promoção uma vez que os consumidores podem aproveitar a ação para comprar outras coisas.
  7. Converse com os seus fornecedores
    Negociar com os fornecedores com a devida antecedência é a melhor forma de garantir melhores preços e prazos de entrega. E esses fatores são essenciais para que a sua promoção seja vantajosa e tenha uma boa margem de lucro. Além disso, a boa relação com o fornecedor pode ajudar a repor o estoque com agilidade caso seja preciso.
  8. Invista no atendimento e decoração
    Balões, cartazes, camisetas personalizadas. Vale tudo para chamar a atenção dos clientes, sempre priorizando um atendimento diferenciado. Treine sua equipe para garantir sucesso durante a Black Friday. Faça reuniões e explique como devem ser os processos, qual a linguagem a ser utilizada para abordagem e atendimento ao cliente, como agir em caso de movimento intenso pensando inclusive nos cuidados necessários devido à pandemia. Caso você ache necessário, pense em contratar funcionários extras para o período.

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Quem usa, confia e comprova os resultados

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados