O que é a transformação digital no varejo?
Nos últimos anos a transformação digital tornou-se uma necessidade. As experiências da pandemia mudaram o comportamento do consumidor. Ela acelerou a mudança do cotidiano para as plataformas online e aumentou a aceitação de alternativas digitais.
Desde então o varejo está em constante mudança. Quem quer ter sucesso, precisa reagir às novas tendências e desenvolvimentos em tempo hábil.
Hoje os consumidores querem estar no controle e escolher como compram, onde passam seu tempo e em quem confiam. Como resultado, suas expectativas em relação ao varejo também aumentaram.
Conheça um pouco mais sobre a transformação digital no varejo.
O que significa transformação digital
O termo ‘transformação digital‘ no varejo engloba uma gama de oportunidades de negócios. Ela vai além do simples foco em uma única tecnologia ou em uma estratégia, como e-commerce. Essa transformação precisa entregar uma experiência de comércio varejista diferenciada para os clientes.
A transformação digital substitui formas manuais e tradicionais de fazer negócios por alternativas digitais. Esse tipo de reinvenção toca todos os aspectos de uma empresa. Não é apenas uma mudança na tecnologia, mas, um mindset (mentalidade) digital em todos os seus setores.
No entanto, implantar a transformação digital em uma empresa não é tão simples quanto utilizar uma funcionalidade nova. É preciso ir além e transformar a cultura dela. Isso só é possível quando os varejistas entendem os quatro pilares: envolvimento do cliente, capacitação dos funcionários, otimização das operações e reimaginação do seu produto.
Por que a transformação digital é importante?
Especialmente nas grandes cidades, a rotina é quase uma corrida contra o tempo. Por exemplo, se olharmos para uma cidade metropolitana, encontramos muitos problemas urbanos. Há trânsito, as pessoas passam muito tempo no caminho para o trabalho e falta tempo para outros afazeres. Especialmente para as pessoas que vivem essa realidade, os supermercados online são muito mais convenientes porque economizam tempo.
Porém, não podemos esquecer que nem todos preferem comprar virtualmente. Muitos clientes do varejo ainda preferem manter as compras presenciais, tocando e sentindo os produtos. Ainda assim, o tempo é um fator crucial na decisão de onde comprar. Ninguém gosta de passar horas na fila do supermercado ou esperando que um produto seja reposto na prateleira.
A transformação digital proporciona ferramentas que ajudam a atender as exigências do consumidor, evitando a falta de produtos ou ruptura de estoque nas lojas físicas.
Com a geração “quero agora” e a crescente concorrência, os varejistas precisam fornecer a seus clientes um serviço omnicanal rápido e sem complicações. Eles esperam que tudo funcione perfeitamente bem e que o produto esteja a sua disposição.
Quem compra no varejo físico, deseja encontrar o produto com facilidade, sem precisar ficar percorrendo todos os corredores do supermercado. Precisa ter facilidade nas informações de preços e promoções.
Quem compra online quer ter informações detalhadas sobre os produtos individuais que consultam. Além de informações básicas como tamanho, peso, cor e preço, imagens e vídeos também contribuem para a decisão de compra.
Em ambos os casos, as pessoas querem ser reconhecidos como clientes, esperando recursos que demonstre a sua importância.
Como diferenciar o varejo com a transformação digital?
Uma das maneiras pelas quais um varejista pode se diferenciar é proporcionando uma agradável jornada de compra ao cliente. À medida que o varejo está mudando gradualmente para serviços mais baseados na web e em aplicativos, uma experiência de usuário bem projetada, autoexplicativo e interativo é o primeiro passo para a satisfação do cliente.
Os varejistas têm uma oportunidade única de transformar a maneira como interagem com seus clientes. Muitos estão se posicionando para o futuro usando novas tecnologias. Com uma abordagem de inovação, os gestores do varejo estão introduzindo novos sistemas de negócios ou conectando os existentes, como soluções de CRM, eCommerce e ERP.
Para diferenciar o varejo com a transformação digital os gestores precisam desenvolver estratégias com tecnologias inovadoras. Desta forma é possível aperfeiçoar a operação da empresa e dar um novo sentido a experiência do usuário.
Lembrando que a tecnologia na transformação digital é apenas uma ferramenta, um ativador que permite que ela seja realizada. Antes de qualquer inovação, é importante enfatizar que as expectativas dos consumidores é uma lacuna que precisa ser preenchida. Isso só é possível se puder contar com parceiros competentes. O papel da gestão e a cultura organizacional por ela criada também são fundamentais. As empresas obtêm os melhores resultados de transformação se houver um clima propício para testar novas soluções e cometer erros.