Você sabe a diferença em SHOPPER e CONSUMIDOR?
Quem atua com o varejo sabe que ficar de olho nos hábitos dos consumidores é essencial para saber como abordar esse público. Há algum tempo, porém, novos personagens passaram a fazer parte do ciclo de compra e consumo trazendo à tona o termo “shopper”. Você sabe, afinal a diferença entre shopper e consumidor?
A diferença é simples:
enquanto o shopper é a pessoa que compra o produto, o consumidor será o responsável pelo consumo. Um exemplo é da esposa que compra espuma de barbear no supermercado para o seu marido. A esposa é shopper o marido é o consumidor. E naturalmente compramos muitas coisas que não são para o nosso próprio consumo. A questão é que por muito tempo estes dois públicos foram tratados pelo varejo como algo único, sendo que é essencial tratá-los com a devida diferenciação. Ao fazer isso, quem faz a gestão do negócio, seja uma loja, um supermercado, um e-commerce, saberá como “conversar” e vender seus produtos.
A palavra shopper é relacioanda ao estado de espírito de quem vai comprar algo. Essa pessoa é que estará de frente com os produtos, avaliando aparência, preços, disposição nas prateleiras entre outros aspectos que interferem muito na hora da compra. Já o consumidor exerce o seu papel no ato do consumo, por isso a importância de focar a divulgação de ações e promoções de forma direcionada aos dois tipos de público.
Com o foco no consumidor, as ações de marketing precisam entender como se comporta o mercado consumidor, as tendências, necessidades e informações relevantes. Isso será essencial para ajudar no direcionamento de decisões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos para quem consome, além das estratégias de divulgação e preços. Já as ações voltadas para o shopper precisam ser pensadas para o ponto de venda, como será a exposição dos produtos, a divulgação e todas as ações que envolvem quem entra no ponto de venda para comprar.
Ficou mais claro agora? Apostar em ações diferenciadas para os públicos específicos trará melhores resultados ao seu negócio.