Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Você sabe a diferença em SHOPPER e CONSUMIDOR?


Quem atua com o varejo sabe que ficar de olho nos hábitos dos consumidores é essencial para saber como abordar esse público. Há algum tempo, porém, novos personagens passaram a fazer parte do ciclo de compra e consumo trazendo à tona o termo “shopper”. Você sabe, afinal a diferença entre shopper e consumidor?

A diferença é simples:

enquanto o shopper é a pessoa que compra o produto, o consumidor será o responsável pelo consumo. Um exemplo é da esposa que compra espuma de barbear no supermercado para o seu marido. A esposa é shopper o marido é o consumidor. E naturalmente compramos muitas coisas que não são para o nosso próprio consumo. A questão é que por muito tempo estes dois públicos foram tratados pelo varejo como algo único, sendo que é essencial tratá-los com a devida diferenciação. Ao fazer isso, quem faz a gestão do negócio, seja uma loja, um supermercado, um e-commerce, saberá como “conversar” e vender seus produtos.

A palavra shopper é relacioanda ao estado de espírito de quem vai comprar algo. Essa pessoa é que estará de frente com os produtos, avaliando aparência, preços, disposição nas prateleiras entre outros aspectos que interferem muito na hora da compra. Já o consumidor exerce o seu papel no ato do consumo, por isso a importância de focar a divulgação de ações e promoções de forma direcionada aos dois tipos de público.

Com o foco no consumidor, as ações de marketing precisam entender como se comporta o mercado consumidor, as tendências, necessidades e informações relevantes. Isso será essencial para ajudar no direcionamento de decisões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos para quem consome, além das estratégias de divulgação e preços. Já as ações voltadas para o shopper precisam ser pensadas para o ponto de venda, como será a exposição dos produtos, a divulgação e todas as ações que envolvem quem entra no ponto de venda para comprar.

Ficou mais claro agora? Apostar em ações diferenciadas para os públicos específicos trará melhores resultados ao seu negócio.

Fonte: https://clubedotrade.com.br/blog/shopper-marketing/

  • Publicações relacionadas

  • Maximizando a rentabilidade através de inteligência aplicada na gestão de compras no varejo

    Escrito por Edevaldo Sarturi Junior | Especialista em implantação No ambiente de varejo atual, a...

    Leia mais
  • Inteligência Artificial na gestão de compras: o que é, como aplicar e benefícios

    No varejo, a gestão de compras é um dos pilares essenciais para a saúde financeira e sucesso da...

    Leia mais

Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados