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Como você faz a gestão do seu supermercado?

Ser responsável pela gestão de um negócio não é algo fácil. Ainda mais quando esse negócio é um supermercado. Isso porque, esse ramo do varejo requer muito conhecimento, técnica e vontade de fazer acontecer. Somente assim os bons resultados aparecerão.

E uma coisa os supermercadistas têm em comum: o desejo de obter mais lucro, aumentar o faturamento, expandir os negócios abrindo mais lojas e resolver problemas como perda ou excesso de estoque.

 

Mas como deve agir um gestor de supermercado?

 Atento a todos os detalhes e pronto para responder qualquer pergunta a respeito do negócio. Essa seria a resposta mais simples e direta, porém, sabemos que as pequenas tarefas do dia a dia tomam tempo e impedem muitos gestores de pensarem de forma estratégica e agirem como verdadeiros líderes.

A rotina de um supermercado é intensa e no dia a dia surgem questões como falta de funcionários, fornecedor que não entregou a mercadoria na data estipulada, gôndolas com produtos faltando, vendas abaixo do esperado, produtos em excesso com a validade vencida. Estas são apenas algumas situações vivenciadas por chefes de loja, gerentes, supervisores e até mesmo, proprietários de supermercados.

Gerir tudo de forma eficaz e com bons resultados é um grande desafio, mas pode ser possível.

Preparamos algumas dicas para ajudar nessa missão:

  • Esteja atento: além de estar por dentro de todos os processos operacionais e de gestão, o gestor precisa também conhecer tecnologias, métodos e estratégias novas e atuais que possam ser usadas na rotina diária. Uma boa dica é ter acesso fácil a indicadores que mostrem a realidade do supermercado, geralmente através de relatórios gerados pelos sistemas de gestão. Saber interpretar esses dados é fundamental para que decisões corretas sejam tomadas.
  • Aprenda a delegar: enquanto estiver totalmente envolvido com as questões operacionais, o gestor terá dificuldade para pensar e agir de forma estratégica. Saber delegar tarefas e funções, sempre de maneira gentil e profissional, pode ser a solução que trará mais tempo livre para as questões estratégicas. Apenas um lembrete: mesmo que outra pessoa faça a tarefa é importante acompanhar e avaliar os resultados para saber se foram positivos.
  • Produtos e preços: garantir bons preços e produtos de qualidade começa com uma boa relação com os fornecedores. Você precisa conhecer bem essa área e contar com profissionais que atenderão as necessidades das suas lojas.  Boa gestão de compras, logística, abastecimento e promoções são essenciais para garantir bons resultados.
  • Pessoas: você faz tudo corretamente, mas os seus clientes correm da loja porque são mal atendidos ou porque as gôndolas nunca estão bem abastecidas. Em algumas vezes o movimento está intenso e tem apenas um caixa trabalhando, sobrecarregado. Saber lidar com pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e além de uma comunicação simples e direta, você precisa oferecer boas condições de trabalho, salário compatível com a função, horários de trabalho justos e respeitar, acima de tudo. Agindo dessa maneira, os resultados poderão ser cobrados com segurança e a certeza de que a equipe “vestirá” a camisa da empresa.

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Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados