Como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu supermercado
Obter lucro é o objetivo final de qualquer negócio e nos supermercados não é diferente. Para permanecer no mercado e manter as portas abertas, você precisa encontrar maneiras de aumentar suas margens de lucro.
No entanto, administrar um supermercado e buscar uma margem de lucro maior requer, não apenas planejamento, mas também muito trabalho. Os varejistas precisam entender se seus clientes estão crescendo, diminuindo ou permanecendo os mesmos. Como resultado, você poderá desenvolver sua capacidade de manter o controle da gestão dos seus estoques.
1. Avalie seu mix de produtos
Veja o que está vendendo, o que não está vendendo e quais margens você está obtendo em cada tipo de produto. Com base nessas informações, você pode fazer ajustes nos itens que possui em estoque, principalmente nas quantidades estocadas.
A inteligência artificial das nossas soluções apoiam o seu varejo na visualização da programação de reposição de estoque. Você pode planejar a venda maior de determinados itens ou promovê-los com mais destaque em sua loja.
2. Reduza os custos
Corte gastos desnecessários com atividades manuais, que podem causar erros, automatizando tarefas diárias. Se você está procurando um software para otimizar suas operações de varejo, considere as nossas soluções. Além de gerar mais produtividade, elas transformam seu comprador em um negociador, o que, consequentemente, reduz os custos.
Lembre-se de que, um varejista de sucesso, provavelmente usará uma combinação de estratégias de redução de custos e geração de receita para maximizar os lucros. Portanto, busque soluções completas.
3. Seja inteligente em sua estratégia de preços
Você está cobrando muito ou pouco pelos seus produtos? Há espaço para aumentar os preços sem se precificar fora do mercado?
Obviamente, aumentar seus preços é uma das maneiras mais óbvias de aumentar os ganhos, mas faz sentido que muitos varejistas tenham receio de fazer isso. No entanto, nem todos os compradores estarão procurando as melhores ofertas.
Tente ser inovador se aumentar os preços. O “melhor” preço de venda deve ser baseado no mercado e nos custos; deve ser alto o suficiente para pagar despesas e permitir que você obtenha lucro e barato o suficiente para atrair clientes e aumentar o volume de vendas.
4. Melhore a visibilidade do seu estoque
Trabalhe com um sistema de gerenciamento de estoque. A nossa solução ajudará você a acompanhar o que está em estoque, a gerar relatórios de separação de mercadorias, a otimizar o tempo e a evitar o excesso e ruptura de estoque, entre outras funcionalidades.
Lembre-se, muito estoque prende capital que poderia ser usado em outro lugar, enquanto pouco pode resultar na perda de vendas.
5. Concentre-se na retenção de clientes em vez da aquisição
Todo comprador adora fazer compras em um supermercado que valoriza sua presença. Na verdade, se ele se sentir insatisfeito com os produtos, ou mesmo com o atendimento, não vai dar mais uma chance àquela loja. Ao estruturar uma estratégia de retenção de clientes, você poderá estar um passo à frente de outros varejistas.
6. Aproveite a tecnologia
Administrar um supermercado não é uma tarefa fácil. Por isso, visualizar indicadores e relatórios para gestão do estoque é essencial. Com nossas soluções, você tem insights para avaliar o desempenho do seu inventário e, assim, impulsionar o crescimento de seus negócios.
Conclusão
Com um planejamento cuidadoso, você pode encontrar a combinação certa de estratégias para o seu supermercado aumentar os lucros. Não tenha medo de experimentar coisas novas e pensar fora da caixa – às vezes, é isso que é preciso para ter sucesso no varejo.
Se você quer aumentar as margens de lucro do seu supermercado e ter mais sucesso nos próximos anos, saiba que nossa solução inteligente resolve a gestão de estoque em 360° e eleva seu negócio para o próximo nível.