Como a falta de estoque gera perda de clientes?

Uma ruptura de estoque é um desafio e uma das maiores preocupações para qualquer negócio. Essa situação prejudica as vendas e tentativas de conquistar a fidelidade do consumidor. Um efeito considerável que uma ruptura de estoque pode ter é como ela pode alterar o crescimento da empresa.

Nenhum cliente quer ouvir: “Desculpe, estamos sem estoque”. Os custos associados afetam mais do que apenas as vendas – o valor da marca, os relacionamentos com os clientes e a confiança do investidor são afetados.

Há uma série de pessoas para culpar por esse erro, mas é melhor preveni-lo. Abaixo está uma lista de causas evitáveis que levam à falta de estoque:

– a escassez de capital de giro resultante da má gestão do fluxo de caixa por parte do varejista, que limita os valores dos pedidos mensais;

– um pico fora de época nas compras;

– dados de estoque imprecisos que resultam de variações de remessa, produtos extraviados, devoluções ou mercadorias roubadas;

– falta de previsão de demanda, devido à ausência de dados sobre giro de estoque, promoções e sazonalidade;

– treinamento ruim dos funcionários sobre como monitorar os níveis de estoque e realizar o reabastecimento;

– processos ineficientes para estocar prateleiras e fazer pedidos de reabastecimento.

Felizmente, muitas das causas das rupturas no inventário podem ser evitadas quando processos eficazes são implementados. Para minimizar esse risco, você deve se concentrar nas práticas de cadeia de suprimentos. Como regra geral, as empresas devem eliminar a falta de mercadorias para 20% dos itens que representam 80% das vendas totais, de forma a obter o maior impacto no resultado final.

Ao investir nas ferramentas certas para melhorar a execução do varejo, em parceria com a gestão eficiente de compras, distribuição e recebimento, você pode reduzir drasticamente o impacto negativo da falta de estoque.

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