Supermercados devem apostar alto no Dia dos Namorados ❤️
Após uma queda de vendas considerável em 2020, devido a pandemia, o Dia dos Namorados deste ano promete recuperar bem os resultados. A estimativa é de que a data movimente R$ 1,65 bilhão, no comércio brasileiro, 2,5% a mais em relação ao ano passado.
Embora as apostas maiores sejam para as vendas online de presentes em geral, as lojas físicas também devem se beneficiar desta que é uma das melhores datas para o varejo. Por isso, investir em ações promocionais e de atração de clientes é uma forma de garantir as vendas para o 12 de Junho. Separamos algumas dicas que podem ajudar a potencializar as vendas nesta data:
Estratégias promocionais
Descontos, sorteios especiais e ações voltadas para o público-alvo devem atrair mais clientes ao seu estabelecimento. Caso suas vendas também aconteçam de forma online, diferentes possiblidades de entrega, frete grátis ou com valores mais baixos podem ser grandes atrativos. Lembre-se de utilizar todos os meios de divulgação possível, reforçando os canais online como redes sociais e site. Divulgue com antecedência. E aposte na decoração: cartazes em forma de coração, balões vermelhos, música ambiente e ilhas temáticas espalhadas pela loja ajudarão a criar o clima romântico para o Dia dos Namorados.
Com está o seu estoque?
Verificar as vendas dos anos anteriores e identificar os principais produtos vendidos pode ajudar planejar o abastecimento do estoque com o que realmente importa. Ter acesso a dados do seu público-alvo como preferências, idade e comportamento de consumo, ajudará muito na hora de escolher o que comprar para abastecer a loja. Outra dica é verificar se tem algo em excesso no estoque que tenha a ver com a data e fazer promoções voltadas para aquele determinado produto.
Aposte no diferencial
Uma embalagem bonita (grátis com ou valor simbólico), kits de produtos, cestas de café da manhã ou de bebidas são opções que chamam a atenção e instigam o cliente na hora da compra. Grande parte dos clientes são influenciados no PDV, então é preciso chamar a atenção. O cross selling, ou venda cruzada, pode fazer toda a diferença, então invista em associações que façam sentido como: caixas de bombons perto de bebidas, frutas perto de fondue de chocolate, taças e copos perto de cervejas, vinhos perto de queijos; flores perto de cartões, velas e itens de bazar. São diversas combinações que vão ajudar a aumentar as vendas.
As datas comemorativas são grandes oportunidades para atrair e fidelizar os clientes e o Dia dos Namorados é uma ótima chance de obter ótimos resultados. Aposte nas estratégias que mais possam trazer benefícios para o seu negócio e garanta o percentual de vendas esperado.