5 problemas comuns que as empresas enfrentam
Uma parte determinante da gestão de uma empresa de sucesso é sobre como você lida com os problemas. É uma história comum: seu negócio decolou e está cumprindo seus resultados, quando, de repente, encontra um obstáculo.
Se isso lhe é familiar, saiba que sua empresa não é a única. Você quer usar essas adversidades para ter vantagem e transformá-las em oportunidades de sucesso? É importante primeiro delinear e entender os tipos de desafios que levam a esses bloqueios.
1. Você não sabe o seu propósito
Sua empresa se sente à deriva? Você muda sua declaração de missão constantemente? Nesse caso, você está enfrentando um dos obstáculos mais comuns – a falta de propósito.
Ser um líder forte é sinônimo de ter senso de propósito. Quando você realmente acredita que será bem-sucedido, verá seu negócio prosperar. Seu propósito transmite paixão, motivação, certeza e capacidade de superar desafios importantes.
2. Você não tem uma identidade de marca forte
Desenvolver a identidade da sua marca é vital para o seu sucesso de marketing e vendas. Ela resume o que seu negócio representa – seus valores fundamentais, missão e objetivos. Isso afeta profundamente a cultura da sua empresa, o que, por sua vez, diz se você pode contratar e reter os melhores funcionários para o trabalho.
3. Você não está oferecendo valor aos seus clientes
A redução dos lucros também é um problema que deve ser investigado; deixados de lado, eles podem levar à falência. Quando isso acontece, é fácil ignorar e culpar o mercado, mas se o mercado mudar é por um motivo. Quando você não oferece o que o cliente deseja, você não está fornecendo valor a ele.
4. Você é controlado pela incerteza
Nada nesta vida é garantido, mas os novos empresários geralmente permitem que o medo da incerteza afete a forma como administram suas organizações. O medo do fracasso, o medo de não ser um líder suficientemente bom e o medo do futuro da economia podem colocá-lo em uma mentalidade de escassez e abalar negativamente as decisões e comportamentos.
5. Você não está aproveitando o poder da tecnologia
Empreendedores muitas vezes cometem o erro de pensar que não precisam de tecnologia. Alguns pensam isso porque têm uma mentalidade antiga e não percebem todas as poderosas ferramentas tecnológicas disponíveis. Na economia de hoje, aproveitar o poder da tecnologia é um requisito se você quiser evitar ser superado pelos concorrentes.
Por isso, aqui na Nexello empregamos a tecnologia a favor da sua empresa, através de uma solução completa de gestão de estoque integrado ao ERP que você já usa. Nossa ferramenta é especializada em gestão de compras, recebimento e distribuição de mercadorias. Por meio da nossa solução, fica mais fácil reduzir falhas e diminuir custos operacionais, além de ganhar em produtividade.
É fundamental que você foque o seu pensamento em ter inteligência emocional e fazer escolhas decisivas. No entanto, também é vital ser realista sobre seus pontos fortes e fracos. Sua mentalidade e conjunto de habilidades são a base sobre a qual você construirá o resto do seu negócio. Se você não vedar as rachaduras e fortalecer a base, não poderá construir uma estrutura robusta.
Se você achar que não possui certas habilidades ou ferramentas, um dos maiores desafios é enfrentar sua própria incapacidade de ir atrás de recursos. Ser um grande líder não significa que você tenha todas as soluções – mas significa que você usa tudo à sua disposição para fazer o trabalho. Esteja aberto às transformações do mercado e solicite uma demonstração da nossa solução completa, que resolve a gestão de estoque em 360°.
Entre os principais componentes para ser um líder de negócios bem-sucedido estão: identificar os problemas existentes; prever aqueles que podem surgir no futuro; e construir a base sólida necessária para enfrentar esses desafios. Então, busque estar em constante aperfeiçoamento das suas habilidades.