4 tipos de ruptura na gestão de estoques e como evitá-las
Todo consumidor já passou pela experiência de ir até o supermercado e se deparar com a falta do produto desejado. Isso é o que chamamos como ruptura de estoque, um problema que afeta a experiência do cliente e, como consequência, o faturamento do negócio.
A ruptura pode acontecer em diversos momentos da cadeia de abastecimento – da escassez de matéria-prima às falhas operacionais que não consideram o tempo de reposição.
Diante desse cenário, é fundamental conhecer os tipos de ruptura de estoque e saber como solucioná-las. Descubra continuando a leitura deste artigo.
Tipos de ruptura na gestão de estoques
1. Ruptura de exposição
Esse tipo é o que descrevemos na introdução do texto: quando o consumidor vê a falta de produtos na gôndola. Isso não quer dizer que não há produtos para serem expostos.
Pelo contrário, ao analisar melhor a situação, é comum perceber que o item que precisa ser reposto na prateleira já estava disponível há algum tempo no Centro de Distribuição (CD). Ou seja, trata-se de uma falha operacional.
2. Ruptura de abastecimento
É quando os produtos não chegaram ao CD ou à loja e, dessa forma, não estão disponíveis no estoque. As causas desse problema são as mais diversas: falha logística, atraso do fornecedor, cálculo errado, ou simplesmente os itens não foram comprados.
Outro motivo pode ser a falta ou escassez de matéria-prima na etapa de produção, problema que afeta toda a cadeia de abastecimento.
3. Ruptura de cadastro
Nesse caso, o produto já está no estoque e, por falta de organização, não foi cadastrado nem precificado. Outro problema é quando o cadastro contém erros de registro de informações ou está desatualizado.
Seja qual for o motivo da ruptura, essa falha leva à impossibilidade de venda e a insatisfação do consumidor.
4. Ruptura fantasma
Imagine que o produto com cadastro atualizado está em estoque e em exposição na prateleira. Mas, de alguma forma, o seu cliente não consegue encontrá-lo, o que pode até ser motivo para desistir da compra.
Isso é causado por um problema de exposição no Ponto de Venda (PVD). Possivelmente, o planejamento foi mal executado ou não facilitou o caminho para o consumidor encontrar o produto.
Como evitar a ruptura de estoque
O primeiro passo é ter acesso a uma previsão de demanda mais assertiva. Isso quer dizer que o cálculo vai além de saber a venda média. Considera, também, fatores como: sazonalidade, tendências de consumo e eventos.
Neste contexto, a gestão pode trabalhar em duas frentes: uma focada no processo de compra e outra na etapa de distribuição.
Uma boa gestão de compras faz a diferença na lá frente, quando o consumidor está diante do PDV. Por sua vez, um bom planejamento de distribuição vai garantir que o produto saia do estoque e esteja nas prateleiras na hora e quantidades certas.
Não deixe de manter uma boa comunicação entre sua equipe e com fornecedores. A organização no recebimento de mercadorias também é indispensável para alcançar a satisfação dos seus clientes.
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