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4 tipos de ruptura na gestão de estoques e como evitá-las

Todo consumidor já passou pela experiência de ir até o supermercado e se deparar com a falta do produto desejado. Isso é o que chamamos como ruptura de estoque, um problema que afeta a experiência do cliente e, como consequência, o faturamento do negócio.

A ruptura pode acontecer em diversos momentos da cadeia de abastecimento – da escassez de matéria-prima às falhas operacionais que não consideram o tempo de reposição.

Diante desse cenário, é fundamental conhecer os tipos de ruptura de estoque e saber como solucioná-las. Descubra continuando a leitura deste artigo.

Tipos de ruptura na gestão de estoques

1. Ruptura de exposição

Esse tipo é o que descrevemos na introdução do texto: quando o consumidor vê a falta de produtos na gôndola. Isso não quer dizer que não há produtos para serem expostos.

Pelo contrário, ao analisar melhor a situação, é comum perceber que o item que precisa ser reposto na prateleira já estava disponível há algum tempo no Centro de Distribuição (CD). Ou seja, trata-se de uma falha operacional.

2. Ruptura de abastecimento

É quando os produtos não chegaram ao CD ou à loja e, dessa forma, não estão disponíveis no estoque. As causas desse problema são as mais diversas: falha logística, atraso do fornecedor, cálculo errado, ou simplesmente os itens não foram comprados.

Outro motivo pode ser a falta ou escassez de matéria-prima na etapa de produção, problema que afeta toda a cadeia de abastecimento.

3. Ruptura de cadastro

Nesse caso, o produto já está no estoque e, por falta de organização, não foi cadastrado nem precificado. Outro problema é quando o cadastro contém erros de registro de informações ou está desatualizado.

Seja qual for o motivo da ruptura, essa falha leva à impossibilidade de venda e a insatisfação do consumidor.

4. Ruptura fantasma

Imagine que o produto com cadastro atualizado está em estoque e em exposição na prateleira. Mas, de alguma forma, o seu cliente não consegue encontrá-lo, o que pode até ser motivo para desistir da compra.

Isso é causado por um problema de exposição no Ponto de Venda (PVD). Possivelmente, o planejamento foi mal executado ou não facilitou o caminho para o consumidor encontrar o produto.

Como evitar a ruptura de estoque

O primeiro passo é ter acesso a uma previsão de demanda mais assertiva. Isso quer dizer que o cálculo vai além de saber a venda média. Considera, também, fatores como: sazonalidade, tendências de consumo e eventos.

Neste contexto, a gestão pode trabalhar em duas frentes: uma focada no processo de compra e outra na etapa de distribuição.

Uma boa gestão de compras faz a diferença na lá frente, quando o consumidor está diante do PDV. Por sua vez, um bom planejamento de distribuição vai garantir que o produto saia do estoque e esteja nas prateleiras na hora e quantidades certas.

Não deixe de manter uma boa comunicação entre sua equipe e com fornecedores. A organização no recebimento de mercadorias também é indispensável para alcançar a satisfação dos seus clientes.

Gerencie o seu estoque com a Nexello

Deixe para trás cálculos imprecisos e métodos antigos que levam o seu negócio à ruptura. Como especialistas na gestão de estoques, colocamos à disposição dos varejistas sistemas inteligentes que aumentam a eficiência da cadeia de abastecimento.

Oferecemos o que há de mais moderno em tecnologia ao varejo, lojas de conveniência, farmácias, agropecuárias, cooperativas e fornecedores por meio de um ecossistema inteligente.

Conheça nossas soluções para previsão de demanda e planejamento de estoque:

Nexello Compra: para lojas sem CD

Solução de planejamento inteligente de compra, com sugestões automáticas gravadas no seu ERP, baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning. Oferece previsão de demanda com alto nível de assertividade.

Nexello Supre: para lojas com CD

Solução de planejamento inteligente de compra e distribuição, com sugestões automáticas de compra e transferência entre lojas e CD registradas no seu ERP. Graças ao poder da IA, oferece previsão de demanda com alto nível de assertividade.

Confira nossas soluções para gestão do recebimento de mercadorias e gestão de pedidos:

Nexello Organiza: para varejo

Solução de controle de docas com agendamento online de entregas, conferência automática entre nota fiscal e pedido, e gestão de pátio para acompanhamento eficiente das entregas.

Nexello Portal: para fornecedor

Solução que integra fornecedores e varejo com agendamentos online de entregas e controle de pedidos em um único ambiente.

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem resolver a sua gestão de estoques? Solicite uma demonstração.

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Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados