Sistema DRP: o que é e como melhora o planejamento de distribuição
Pelo menos uma vez você já se deparou com gôndolas vazias nas lojas. No entanto, ao verificar o Centro de Distribuição (CD), descobriu que havia estoque da mesma mercadoria aguardando transferência. Para evitar esse cenário, é essencial contar com um sistema DRP (Distribution Requirements Planning).
Isso porque, mais do que abastecer os pontos de venda, é necessário fazer a distribuição inteligente das mercadorias. Na prática, é pensar na operação logística de forma eficiente, considerando aspectos como região e demanda.
Neste post, vamos explicar como funciona o sistema DRP e como você pode planejar melhor a distribuição de produtos com auxílio da tecnologia. Para saber mais, é só continuar a leitura!
O que é um sistema DRP (Distribution Requirements Planning)?
A sigla DRP corresponde a Distribution Requirements Planning, em inglês. Em tradução, significa planejamento das necessidades de distribuição. Nesse contexto, o objetivo da ferramenta é fazer a distribuição dos produtos com inteligência, a fim de evitar rupturas e excesso de estoques.
O software analisa dados coletados do sistema de gestão (ERP) para que a operação seja mais eficiente e estratégica. Assim, com base em informações anteriores sobre demanda, o varejista consegue ter a previsão de vendas dos produtos em determinado período.
Ainda, o sistema faz sugestões de transferência considerando o histórico de venda do produto e o seu local de estoque. Tudo isso é possível graças à Inteligência Artificial presente nessa tecnologia.
Todo o processo é automatizado, ou seja, não é necessário desempenhar tarefas manuais que podem gerar atrasos e retrabalho.
Em síntese, o principal benefício é o equilíbrio entre a disponibilidade de produtos nas lojas e o volume de vendas. É por isso que um sistema DRP evita tanto a falta de mercadorias nas prateleiras quanto estoque parado no CD.
Quais são as etapas do planejamento de distribuição?
Assim como o recebimento de mercadorias, a distribuição também possui algumas etapas primordiais. Por isso, qualquer negócio que deseja implementar um planejamento efetivo, precisa seguir cada fase.
Além disso, o uso de um bom sistema DRP é indispensável para o processo ser executado com sucesso. Isso porque, como citamos no tópico anterior, muitas dessas tarefas podem ser automatizadas por meio da tecnologia.
Na prática, o planejamento de distribuição de produtos possui três etapas fundamentais, são elas:
Etapa 1: levantamento de dados
Integrado ao software de gestão do negócio, o sistema DRP recebe dados e os transforma em informações relevantes. Assim, fica mais fácil definir as melhores estratégias de compra e distribuição. Para isso, é importante prestar atenção em indicadores como:
• Valor de ruptura e excesso no estoque;
• Cálculo da curva ABC;
• Tempo de entrega dos pedidos;
• Previsão de demanda.
Etapa 2: planejamento da compra de mercadorias
Utilizar dados de forma estratégica significa analisar informações relevantes para planejar a ação. Nesse sentido, o planejamento passa pela compra das mercadorias até a distribuição, considerando sazonalidade, demanda e região.
Sabendo quanto tempo o seu fornecedor leva para entregar o pedido, por exemplo, você faz a compra levando em conta esse prazo. O que, provavelmente, evitará a falta de produtos nas lojas.
Ademais, é possível planejar promoções e ações sazonais com base na previsão de vendas.
Etapa 3: distribuição para as lojas
Depois da coleta e análise dos dados, é hora de colocar a distribuição em prática. Desse modo, a principal finalidade da distribuição inteligente é equalizar o abastecimento das lojas.
Por exemplo, se o varejista sabe que a filial A vende mais produtos de determinada marca do que a filial B, não será eficaz distribuir as mercadorias igualmente. Visto que, nesse cenário, há o risco de faltar produtos em uma unidade e ter estoque parado na outra.
Por que é importante ter um sistema DRP?
O planejamento de distribuição é uma parte essencial na gestão de estoques – da compra até chegar às gôndolas. Até porque a ruptura é um motivo para o cliente procurar outro estabelecimento. Algo que, consequentemente, causará prejuízos financeiros ao negócio.
Ou seja, fazer um bom planejamento de distribuição com um sistema DRP é indispensável porquê:
• Evita falta ou excesso de produtos;
• Reduz custos com armazenamento;
• Potencializa a eficiência operacional de todo processo;
• Impulsiona o ganho de competitividade;
• Dá mais visibilidade a toda cadeia de suprimentos por meio de indicadores.
Por todos esses benefícios, se a sua empresa enfrenta problemas na distribuição de mercadorias, é a hora de considerar a implantação de um sistema DRP.
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