1º de Abril: Dia da Mentira
Quem nunca caiu em uma pegadinha no dia 1º de abril que atire a primeira pedra.
Por via de dúvidas é sempre bom começar o mês atento e desconfiar de possíveis mentirinhas ou mesmo de histórias exageradas que os colegas e familiares possam contar.
Mas você sabe de onde vem essa tradição de mentir no primeiro dia do mês de abril?
Segundo informações do site Mundo Educação, a origem desta brincadeira é incerta, mas há grandes possibilidades de estar relacionada às mudanças de calendário propostas pelo Concílio de Trento em 1548. Alguns anos depois, o rei francês Carlos IX ordenou que o Ano Novo fosse celebrado no dia 1 de janeiro e não mais em 25 de março, como era tradição na Europa quando as festas comemorativas duravam uma semana com bailes e trocas de presentes e só terminavam no dia 1º de abril.
Com a escassez dos meios de comunicação e a dificuldade em fazer a informação ser propagada, a ordem de mudança da data só conseguiu ser cumprida na maior parte da França alguns anos depois da ordenação do rei Carlos IX.
Parece confuso né?
Mas a história conta que esse pode ter sido o motivo do Dia da Mentira, uma vez que as pessoas que sabiam da informação de que o ano novo deveria ser comemorado no primeiro dia de janeiro, zombavam daquelas que não haviam ainda recebido a informação oficial e continuavam a comemorar a data em 25 de março. Inclusive enviavam convites para festas que não existiam e presentes engraçados.
A partir daí, a prática foi difundindo-se, transformando o 1º de abril no Dia da Mentira
Não seja pego de surpresa nem de brincadeira. Falta de produtos é assunto sério! Com o Nexello Supre, situação nenhuma pega você de surpresa.