Gestão de entregas: o que é, desafios e como otimizar

A logística inclui muitas coisas. E uma delas é a gestão de entregas, o processo de organizar toda a operação para que uma mercadoria chegue até o cliente. Em outras palavras, é fazer com que o produto certo, na qualidade certa, seja entregue na hora, no local que precisa.

Porém, isso não é tarefa fácil. Muitas vezes, falhas nesta organização podem fazer com que as entregas atrasem, gerando filas de caminhões no Centro de Distribuição (CD) de um supermercado, por exemplo.

A boa notícia é que existem tecnologias que têm feito a diferença na rotina de fornecedores e varejistas. Então, se bateu a curiosidade e você quiser saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura!

O que é a gestão de entregas?

Todo o processo operacional de organização, monitoramento e distribuição de produtos é conhecido como gestão de entregas. Para empresas que dependem da entrega de mercadorias para continuar funcionando, o bom gerenciamento dessa atividade é crucial.

Nesse contexto, o processo inicia quando o pedido é encaminhado ao fornecedor. A partir daí, ele prepara as mercadorias e o caminhão sai da garagem rumo ao destinatário. Ainda nesse gerenciamento, é possível monitorar o caminho pelo qual a mercadoria percorre até o destino final. A gestão de entregas também inclui, por fim, a conferência entre nota fiscal e pedido.

Tudo isso serve para garantir que o produto certo chegue no local e hora combinados. E, assim, garantir o pleno funcionamento da cadeia de abastecimento e a satisfação dos clientes.

Problemas comuns na entrega de produtos

Por ter tantas etapas, a gestão de entregas pode ser bastante complexa. E a falta de um gerenciamento adequado em cada fase desse ciclo traz alguns tipos de problemas comuns e frequentes. Veja quais são:

Atrasos

O não cumprimento de horário é um dos principais problemas logísticos. Os fatores que causam esse empecilho são os mais variados: falha de comunicação, prazo apertado, dificuldade de acesso a áreas remotas, entre outros.

A questão é que o atraso na entrega pode levar a ruptura de estoque do seu cliente, o que certamente não o deixará satisfeito com o serviço prestado e colocará em risco o relacionamento.

Pedido errado

Imagine que o seu cliente varejista planejou, fez um pedido na quantidade exata para atender à demanda e quando recebe a mercadoria, verifica que o pedido está errado.

Como resultado, essa situação pode levar à ruptura de estoque caso a quantidade seja menor do que o necessário, ou ao excesso, se for maior do que o desejado. Em qualquer um desses cenários, a chance de prejuízo é grande.

Comunicação com clientes

Os problemas mencionados acima, muitas vezes, têm relação com a falta de sincronização entre fornecedores e clientes. Afinal, hoje, existe uma grande variedade de canais de comunicação: WhatsApp, e-mail, telefone e redes sociais.

Assim, o que era para ser uma facilidade, acaba sendo um sufoco porque as informações não estão centralizadas e podem se perder no meio do caminho.

Como otimizar a gestão de entregas

Ciente dos problemas, é hora de entender quais as soluções. Um bom primeiro passo é adotar uma política de gerenciamento de riscos. Atrasos, danos e extravios de mercadorias são situações que podem acontecer com qualquer empresa. Por isso medidas como seguro de carga e controle de qualidade são altamente recomendadas.

Além disso, como vimos, a comunicação com os clientes é fundamental para evitar uma série de problemas. Nesse sentido, a orientação principal é centralizar essa comunicação em um único canal a fim de evitar erros.

Com a transformação digital, já existem tecnologias desenvolvidas para resolver essas questões. Com isso, as empresas conseguem estar mais preparadas para atender às demandas dos clientes e, consequentemente, ter parcerias de sucesso.

Nexello Organiza + Portal: gestão entre fornecedor e varejo

Como você já viu, a tecnologia é a grande aliada na gestão de entregas. Pensando nisso, a Nexello desenvolveu soluções para que fornecedores e varejistas trabalhem de forma simultânea em um mesmo ambiente.

Com o Nexello Organiza, o gestor de varejo administra o recebimento de mercadorias de forma prática e eficiente, antecipando quem, quando e o que irá receber. Ainda, conta com a conferência automática de produtos, quantidade e valores. Assim, deixa para trás planilhas e e-mails para agendamento.

Já com o Nexello Portal, o fornecedor recebe todos os pedidos de compra de forma automática, assim que forem efetivados pelos compradores, deixando de lado meios como WhatsApp e e-mail. Dessa forma, todos os pedidos ficam centralizados, o que diminui a possibilidade de perder alguma informação durante o processo. Conheça as funcionalidades e benefícios da solução:

Automatização dos pedidos: receba seus pedidos de forma automática e elimine o trabalho manual.

Eficiência e agilidade: tenha uma gestão mais rápida e precisa, reduzindo retrabalhos e melhorando a produtividade.

Controle e visibilidade total: acompanhe o status dos pedidos em tempo real, garantindo que todas as etapas sejam concluídas no prazo.

Custo-benefício: pague apenas por pedido recebido. E se não utilizar, não paga.

Assim, agilizamos os processos logísticos do seu negócio e fortalecemos a parceria com seus clientes. Se quiser saber mais sobre as soluções, clique aqui. Ou continue em nosso blog.

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