Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Falta de insumos prejudica a indústria e atinge em cheio o varejo

O ano de 2020 promete ser desafiador até os seus últimos dias.

 

Além de promover uma completa modificação nos hábitos de consumo dos brasileiros devido a pandemia da Covid-19, um outro desafio já está tirando o sono dos varejistas em geral: a falta de insumos para a indústria que deve ser responsável pelo atraso nas entregas dos fornecedores e até mesmo pela falta de produtos nas gôndolas e prateleiras nesse final de ano.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que o percentual de indústrias com dificuldade para atender seus clientes aumentou de 44% para 54% entre outubro e novembro.  Em 19 dos 27 setores analisados na indústria de transformação, a dificuldade para atender a demanda afeta, pelo menos, 50% das empresas. Na sondagem de outubro, eram 10 setores nessa situação.

Nos últimos meses a CNI identificou uma boa recuperação industrial, no entanto, os estoques das indústrias ainda estão abaixo do ideal.  O fato é responsável pela interferência nas cadeias de produção e cria entraves para a recuperação do setor.  Neste ritmo, a expectativa é de que a normalização do abastecimento só ocorra realmente em 2021.

Entre a áreas mais impactadas estão:

  • Móveis;
  • Produtos têxteis
  • Veículos automotores
  • Bebidas;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos alimentícios
  • Calçados, entre outros.

No setor de bebidas, por exemplo, começa a faltar cervejas, de acordo com reportagem divulgada pela revista IstoÉ. Em outubro o índice de ruptura nesse setor chegou a quase 19% já que algumas marcas estão com dificuldades para encontrar embalagens como vidros e latas.

O varejo precisará se adaptar à situação uma vez que os grandes supermercados ou atacados possuem contrato de fornecimento garantido, mesmo que em menor quantidade. Já os pequenos e médios, podem ter um impacto maior.

Para o consumidor, agora no final do ano o reflexo deve ser sentido no bolso: além de não encontrar a marca que procura, pode ser que precisará desembolsar um valor a mais para ter acesso à bebida desejada.

  • Publicações relacionadas

  • Como evitar desperdício no hortifruti do supermercado

    De todos os setores do supermercado, o hortifruti é um dos que mais demandam atenção dos...

    Leia mais
  • Como planejar o estoque para vendas de Dia dos Namorados

    Assim como as demais datas comemorativas, o Dia dos Namorados é uma oportunidade de aumentar as...

    Leia mais

Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados