Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Tem funcionários na linha de frente do combate à pandemia? Cuide da saúde deles!

Celebrado no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde  foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  para conscientizar a população a respeito dos cuidados físicos e mentais necessários.

Desde o início da pandemia, nunca fez tanto sentido falarmos em saúde. Principalmente para quem atua na linha de frente no combate ao coronavírus.

Desde o ano passado, os supermercados, considerados serviços essenciais para a população, mantiveram-se abertos e os funcionários imediatamente ficaram expostos ao maior risco de contrair a doença. Além de lidar diariamente com o medo de adoecer, muitas pessoas ainda precisaram conviver com dor de perder uma pessoa querida.

Para quem está à frente da gestão dos supermercados, prestar atenção à saúde física e mental das suas equipes  é essencial e pode fazer toda a diferença para ajudar a manter um clima saudável e positivo.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) desenvolveu uma cartilha de orientações que pode ser acessada aqui.

1. Diálogo é essencial

Reunir as equipes com frequência para alinhar os assuntos do dia a dia é fundamental. Nesses momentos, os gestores devem aproveitar para conversar abertamente sobre a pandemia, os sentimentos dos trabalhadores e dar dicas sobre como conduzir os desafios que surgirem. Oferecer equipamentos de proteção como máscaras e álcool em gel, orientar para o tratamento adequado aos clientes sem muita aproximação, incentivar os funcionários a evitar o excesso de informações negativas que geram muita ansiedade, e apoiar caso alguém fique doente ou precise se afastar, é papel da alta gestão do supermercado.

2. Incentive hábitos saudáveis

O coronavírus ainda requer muitos estudos por parte da ciência, mas já sabemos que estar com a saúde em dia pode fazer toda a diferença em caso de contaminação. Estimular a ingestão de água, frutas, alimentos mais saudáveis e inclusive oferecê-los à equipe é uma boa ideia. Atente-se à rotina dos trabalhadores já que estar sobrecarregado faz os níveis de stress aumentarem rapidamente. Fique de olho também nas questões emocionais, peça para os líderes prestarem atenção aos comportamentos e atuarem de forma proativa conversando, orientando e dando a devida atenção para quem necessita.

3. Caixas atentos à higiene

Os operadores de caixa ficam em contato direto com os produtos e clientes, por isso, além de máscaras ideais para a função e álcool sempre disponível por perto, precisam cuidar com a manipulação de moedas, dinheiro, e outros objetos ou superfícies que possam estar contaminadas. Reforce as orientações para que não haja contato com a boca, nariz ou olhos e a limpeza constante das mãos.

4. Em caso de sintomas, afaste o colaborador

Assim que apresentar os primeiros sintomas, mesmo sem comprovação laboratorial, é interessante afastar o funcionário já que a contágio é muito rápido. O funcionário deverá ser afastado, orientado a manter isolamento domiciliar por 14 dias e a procurar serviço médico se tiver febre alta ou dificuldade respiratória e os contatos próximos deverão ser orientados e monitorados quanto ao aparecimento de sintomas. Não há necessidade de afastamento dos contatos assintomáticos. A área de trabalho deverá ser higienizada com água sanitária ou álcool a 70%.

  • Publicações relacionadas

  • Maximizando a rentabilidade através de inteligência aplicada na gestão de compras no varejo

    Escrito por Edevaldo Sarturi Junior | Especialista em implantação No ambiente de varejo atual, a...

    Leia mais
  • Inteligência Artificial na gestão de compras: o que é, como aplicar e benefícios

    No varejo, a gestão de compras é um dos pilares essenciais para a saúde financeira e sucesso da...

    Leia mais

Depoimentos de sucesso

  • Agilidade no processo de compras, além de uma assertividade maior nas quantidades a serem enviadas para as lojas, evitando excessos e diminuindo rupturas.

    Arthur Pereira Borges Coordenador de Supply Chain Super Maxi
  • A ferramenta Nexello é bastante intuitiva. Trabalho com foco no Nexello Supre desde 2020 e as melhorias e benefícios são contínuas. Reposição inteligente, gestão eficaz de exposições, análises de venda e uma série de outras funções que a ferramenta disponibiliza para que a gente consiga gerenciar da melhor forma possível as necessidades e demandas de toda a Rede com o abastecimento inteligente. O Suporte de todo o time do Nexello também é um ponto alto a se destacar. Sempre promovem melhorias e acompanham as necessidades do Cliente.

    Guilherme Fiaminghi Analista de Logística Rede Hiperbom & HiperSelect Supermercados
  • Tem nos ajudado muito a sermos assertivos quanto ao envio de mercadoria para as filiais. Além disso, temos uma flexibilidade bem grande no sistema para pensarmos vários cenários tornando as operações de loja e CD bastante produtivas. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é a disponibilidade e empenho do time de suporte e desenvolvimento para entender nossas demandas e sugestões, fazendo assim melhorias bem significativas no sistema e também suporte rápido e eficiente na resolução de problemas. Utilizamos também o agendamento via portal que é uma ferramenta fundamental para gestão do nosso recebimento de mercadoria.

    Eliana Coord. de Logistica Cooper
  • A Nexello é uma excelente solução para atendimento das necessidades de compras e abastecimento. Conta com uma usabilidade prática e adaptada para as necessidades de SCM. Detivemos avanços em nossos resultados de estoque após a utilização da plataforma e relatórios que o sistema fornece.

    Lucas Freitas de Moraes Coordenador de Supply Celeiro Supermercados