Como otimizar as operações no Centro de Distribuição (CD)

A cadeia de abastecimento inclui várias etapas e uma parte bem importante acontece no Centro de Distribuição (CD). É nesse local que os produtos ficam armazenados para, posteriormente, serem distribuídos às lojas. Por isso, o CD é de suma importância para o sucesso dos processos logísticos de uma empresa. 

Quando uma rede de supermercados tem diversas filiais, o planejamento das necessidades de distribuição se torna mais complexo. Uma vez que, para distribuir de forma assertiva, é preciso considerar as particularidades de demanda e da região onde as unidades estão instaladas. 

Se você busca estratégias para otimizar as operações do Centro de Distribuição da sua empresa, encontrou o artigo certo. Acompanhe, a seguir, orientações para aumentar a rentabilidade, produtividade e organização dos seus processos logísticos do CD. Boa leitura!

Centro de Distribuição: o que é e para que serve?

Também abreviado como CD, o Centro de Distribuição pode ser definido como uma instalação logística utilizada para armazenar, gerenciar e distribuir mercadorias às demais unidades. Em síntese, serve para garantir que os produtos estejam disponíveis quando e onde forem necessários. 

Uma operação eficiente no CD pode evitar que haja ruptura nas lojas, isto é, quando faltam mercadorias nas gôndolas para atender aos clientes. Diante desses aspectos, podemos listar cinco atribuições de um Centro de Distribuição:

Recebimento de mercadorias

Tudo começa quando os produtos chegam à instalação. Nesse sentido, o CD costuma receber diariamente fornecedores para realizar as entregas. As mercadorias passam por conferência a fim de confirmar se o que está sendo recebido é o que realmente foi comprado. 

Armazenamento

Outra função importante do Centro de Distribuição é armazenar os produtos de forma organizada e eficiente. Importante destacar que a mercadoria não costuma, ou pelo menos não deveria, ficar armazenada durante longos espaços de tempo. Ou seja, deve-se manter um estoque suficiente para atender à demanda com agilidade. 

Gerenciamento

Faz parte do trabalho da equipe de um CD monitorar constantemente os níveis de estoque e demanda a fim de evitar ruptura e excessos. Portanto, o gerenciamento eficaz inclui um planejamento estratégico das necessidades de distribuição para manter produtos sempre disponíveis nas lojas. 

Embalagem e separação

A partir do momento em que as unidades realizam pedidos, os produtos devem ser separados e preparados para transferência. Em seguida, as mercadorias são embaladas de forma adequada visando a proteção dos itens enquanto estão em transporte. Caixas de papelão e plástico bolha podem ser materiais utilizados nesse processo. 

Distribuição

Após todo o planejamento e preparo, chega o momento de enviar os produtos às lojas. Todas as etapas anteriores são cruciais para que a distribuição seja eficiente. Desse modo, o principal objetivo é garantir que o máximo de clientes seja atendido no menor tempo possível. 

4 dicas para otimizar as operações no CD

Como vimos, o Centro de Distribuição desempenha um papel fundamental para o sucesso da cadeia de abastecimento. Logo, otimizar esse processo certamente trará muitos benefícios à sua empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas que farão a diferença nas operações do seu CD. Veja: 

1. Análise de dados

Hoje, é muito difícil um negócio ser bem-sucedido sem análise de dados. Por isso, se isso ainda não é uma realidade na sua empresa, vale repensar. Uma boa tecnologia voltada para a gestão de estoques pode lhe entregar informações valiosas que irão seguir as tomadas de decisão. 

2. Previsão de demanda

Imagine receber sugestões de transferência com base no histórico de venda de cada produto e o seu local de estoque. Esse é um dos benefícios das soluções Nexello. A tecnologia oferece um painel de projeção com a quantidade e volume de transferência por lojas. Assim, o planejamento de distribuição é muito mais assertivo e eficiente. 

3. Layout 

Planeje o layout do Centro de Distribuição considerando todo o caminho que o produto percorre – do recebimento à expedição. Uma boa estratégia é deixar em local acessível os itens com maior demanda. Também considere as características dos produtos, como os químicos, a fim de manter a segurança da instalação. Essa organização é indispensável para o sucesso das operações no CD. 

4. Automação

A implementação de sistemas automatizados melhoram significativamente a eficiência e a precisão das operações do Centro de Distribuição. A tecnologia pode, por exemplo, calcular  a sugestão de transferência ideal automaticamente. Entre os benefícios dessa automação, estão a redução de erros, diminuição de custos e aumento da produtividade. 

Sistema DRP: a solução para o Centro de Distribuição

Como a logística dentro de um CD é um processo complexo, as ferramentas precisam ser pensadas especificamente para essas necessidades. O Nexello Supre é o sistema DRP (Distribution Requirements Planning) voltado para o planejamento inteligente e estratégico das necessidades de distribuição. 

Por meio desse sistema, o gestor do Centro de Distribuição acompanha indicadores de estoque e recebe sugestões assertivas de transferência. Tudo isso, com base em dados precisos que consideram histórico de venda, região e sazonalidade. 

Já com o Nexello Compra, o varejista trabalha com indicadores de desempenho para reconhecer as melhores oportunidades. O comprador vira um negociador, tornando as compras mais rentáveis. 

Ainda, a gestão torna-se mais eficiente com uma tecnologia focada no recebimento de mercadorias. Com o Nexello Organiza, o fornecedor faz os agendamentos de forma online ou pelo aplicativo, enquanto o varejista sabe antecipadamente quem, quanto e quando irá receber. 

Assim, você evita rupturas, reduz erros manuais e ganha em produtividade. Quer saber mais sobre como podemos otimizar a gestão do seu estoque? Conheça nossas soluções e solicite uma demonstração!

Últimos posts