Como evitar desperdício no hortifruti do supermercado
De todos os setores do supermercado, o hortifruti é um dos que mais demandam atenção dos varejistas. Afinal de contas, estamos falando de produtos que têm um prazo de validade mais curto. Por isso, todo cuidado é pouco.
O desperdício de alimentos é um problema sério. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), aproximadamente 14% dos alimentos produzidos são perdidos entre a colheita até a chegada às lojas. Outros 17% são desperdiçados por varejistas e consumidores.
Para evitar desperdícios de frutas e verduras, é necessário observar o que está sendo feito de errado e colocar algumas estratégias – que listamos neste artigo – em prática. Veja a seguir!
Erros que causam desperdício do hortifruti
A fim de evitar perda de produtos e prejuízos financeiros para o negócio, preste atenção para os erros que listamos abaixo. Confira:
Mal armazenamento
A vida útil de uma mercadoria está ligada à forma ela como foi armazenada. Alguns produtos precisam ficar em ambientes refrigerados, enquanto outros, não. Portanto, a falta de um armazenamento adequado pode ser o vilão por trás do desperdício do hortifruti.
Compras em excesso
Na maioria das vezes, a perda de produtos está relacionada às compras em excesso. Por falta de uma ferramenta assertiva para calcular a demanda, é fácil fazer um pedido muito além do necessário.
Exposição inadequada
Assim como o armazenamento, a exposição também impacta na durabilidade dos alimentos. Respeite as características de cada alimento, colocando-os em ambientes climatizados, ou não, conforme necessário.
6 dicas para reduzir desperdício de frutas e verduras no supermercado
1. Livre-se de produtos estragados
É indispensável monitorar sempre a qualidade dos produtos. No hortifruti, isso é ainda mais importante. Observe o estado das frutas e verduras e, se notar algum item estragado, descarte antes que contamine os demais.
2. Atenção ao armazenamento
Além de contar com bons fornecedores, é preciso manter a atenção no transporte e, principalmente, no armazenamento dos alimentos. Tome cuidado com a refrigeração, manuseio, higiene e embalagens dos produtos, respeitando sempre suas características.
3. Compre o necessário
Como vimos, nem sempre o setor de compras consegue ser assertivo nos pedidos, em especial, se não conta com ferramentas adequadas. Por isso, antes de comprar, considere o comportamento dos clientes no passado, histórico de venda na região e a sazonalidade.
4. Reaproveite o que for possível
Coloque a criatividade em prática para pensar em novas formas de vender os mesmos produtos. Frutas em um estado avançado de amadurecimento podem virar uma salada de frutas ou geleia. Ou, ainda, ser ingrediente em uma infinidade de receitas, o que agrega valor às mercadorias.
5. Faça promoções
Promover vendas promocionais é sempre uma ótima ideia quando se tem produtos perto do vencimento, especialmente no hortifruti. Evite desperdício de alimentos fazendo promoções para vender os produtos mais rápido.
6. Monitore sempre
O monitoramento é indispensável em todas as etapas da cadeia de abastecimento. Especialmente, no controle de qualidade e validade dos produtos. Pensando nisso, mantenha dados importantes das mercadorias, como data de vencimento, sempre atualizados e acessíveis.
Como a previsão de demanda pode reduzir desperdícios
Neste artigo, nosso foco é o setor de hortifruti dos supermercados, mas as dicas valem para todas as áreas. A previsão de demanda, quando feita da maneira correta, é a melhor estratégia para evitar desperdícios no hortifruti.
Com o uso da tecnologia, a previsão de venda é calculada com base no comportamento passado para fazer projeções futuras. Isso tudo considerando aspectos como sazonalidade, local de estoque e histórico de venda detalhado.
Saiba mais, neste outro artigo, como a Inteligência Artificial aplicada à previsão de demanda pode ajudar a reduzir perdas no varejo.