Gerente de Supermercado: conheça 5 dicas para potencializar sua atuação

Operador de caixa, empacotador, fiscal, operador de loja, conferente, balconista, açougueiro, padeiro, encarregado, supervisor. Manter um supermercado funcionando requer o envolvimento de muitos profissionais, principalmente se a loja for de grande porte.

A gestão de tantas tarefas deve funcionar como uma verdadeira orquestra conduzida pelo maestro, nesse caso, o gerente de loja. Ele deve ser responsável por planejar, acompanhar e garantir que a loja esteja aberta diariamente em pleno funcionamento, ou seja, atuar de forma direta na gestão de todas as áreas do estabelecimento.

Você sabe quais são as principais funções o gerente de loja? Entre elas, estão:

  • Abrir e fechar a loja
  • Planejar, organizar e controlar as rotinas diárias
  • Acompanhar o fechamento de caixa
  • Liderar a equipe e manter a harmonia no ambiente de trabalho
  • Controlar a entrada e saída de mercadorias
  • Atender clientes quando necessário
  • Fazer a gestão do estoque
  • Cuidar da aparência e organização a loja
  • Monitorar e orientar as equipes na conquista das metas
  • Entre outras;

Ufa! Não é fácil executar com maestria todas as atividades inerentes à função de gerente de loja. Por isso a importância de estar sempre atualizado, realizando cursos, acompanhando as atividades diárias, mas sempre com o olhar de gestão dominando tudo o que diz respeito a produtos, preços e pessoas.

Acompanhe 5 dicas importantes para quem atua nessa função em supermercados.

  1. Caprichar na contratação de profissionais capacitados

O gerente de loja precisa saber o que funciona e o que não funciona no dia a dia, por isso, deve participar ativamente da contratação dos novos funcionários. Encontrar o perfil ideal que se adeque às exigências da vaga é fundamental, então, seja sincero e transparente no momento do recrutamento, exponha tudo o que espera do profissional para que ele saiba se realmente será capaz de executar. Muitas vezes, o funcionário é contratado para uma função e acaba executando várias outras, o que é motivo de desânimo e baixa produtividade. E, claro, acompanhe a evolução de cada um da equipe, auxiliando e orientando para que atuem da melhor forma possível.

  1. Saber lidar com conflitos

Um supermercado possui profissionais diversos, afinal, são muitas funções a serem executadas diariamente. E quanto mais pessoas trabalhando juntas, maior a possibilidade de surgirem conflitos. Falta de entendimento de como fazer uma tarefa, comunicação falha, alto índice de absenteísmo deixando “buracos” na equipe que precisam ser cobertos com urgência, tudo isso precisa ter planos de solução para que você não seja pego de surpresa.  Saiba ouvir, tenha empatia, coloque-se no lugar do outro e dê feedbacks com frequência para que sua equipe se sinta envolvida e motivada ajudando a manter um ambiente de trabalho saudável e positivo.

  1. Organização e disciplina

Lidar com várias demandas ao mesmo tempo é muito comum para o gerente de loja que precisa ser hábil para conseguir resolver as dificuldades que surgem na rotina. A comunicação deve ser prioridade, todos devem ter em mente o que precisam fazer e você deve ter a noção do “todo”. Gosta de trabalhar com planilhas? Ótimo! Tenha sempre em mãos os dados a respeito das vendas, do movimento, das promoções, e claro, da atuação da sua equipe. Números ajudam a transformar e melhorar os resultados. Em relação ao visual da loja, a limpeza e disposição dos produtos precisam estar sempre impecáveis. Ter uma rotina de trabalho ajuda muito a manter a organização e disciplina.

  1. Metas sempre alcançadas

Utilize a expertise dos profissionais que atuam na equipe a favor da sua loja. Acompanhe o desempenho de cada um com atenção. Garanta que o padeiro faça o seu melhor, assim como o açougueiro, a área do bazar, dos laticínios, etc.  As metas precisam estar claras para toda a equipe, de preferência visíveis. Reuniões rápidas antes da loja abrir também ajudam a aproximar a equipe e deixar tudo claro.

  1. De olho no giro dos produtos e nas promoções

Planeje as ações com base no seu histórico de vendas. Entenda quais são os produtos que mais saem na sua loja e o comportamento de consumo dos seus clientes.

Segunda-feira do produto de limpeza? Quarta-feira do hortifruti? Conhecer a demanda da sua loja é essencial para realizar promoções lucrativas. Pesquise os produtos que servem de atrativo para os clientes e utilize as redes sociais e panfletos para divulgação dos preços baixos.

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