Consumidor: a razão de ser do varejo!

Comemorado em 15 de março o Dia do Consumidor é celebrado pelo varejo justamente pela importância deste personagem na rotina das lojas, comércios, supermercados, atacados em geral. A data, ou até mesmo a semana, costuma ser foco de promoções e condições especiais em todo o mundo.

Para a semana de 15 a 19 de março o varejo pode aproveitar e realizar diversas ações com o intuito de atrair consumidores e aumentar as vendas, por isso planejar as estratégias é fundamental para os bons resultados.

  • Planeje as ações:

O que é mais interessante para o seu negócio, apostar em um dia de ações diferenciadas ou na semana inteira? Algumas marcas chegam a trabalhar todo o mês de março. Essa definição é importante para que você consiga organizar as ofertas, conferir o estoque e trabalhar na divulgação.

  • Divulgar, divulgar, divulgar:

Depois de tudo definido, invista na divulgação do maior número de canais possíveis para que suas ações cheguem ao seu público-alvo: redes sociais, grupos de WhatsApp, publicidade tradicional, parcerias com influenciadores, encartes, entre outros. Faça com que o seu público marque presença o seu estabelecimento seja através de contato físico ou online.

  • Aposte nos descontos:

Oferecer ofertas e promoções imperdíveis é sempre a melhor forma de estimular as vendas. Pesquisa da Social Miner  mostra que, dos entrevistados, 61% desejam comprar itens de necessidade com menor preço, então, avalie bem sobre a margem de preço e lucratividade que você espera manter e aposte em ações como descontos progressivos, frete grátis, sorteios e cupons especiais. Atente-se ao estoque: não arrisque ficar sem os produtos anunciados durante o período de promoção. Fique de olho também na concorrência para saber se suas ações possam sofrer algum tipo de impacto.

  • Facilite o pagamento

Além de bons preços também é importante manter o maior número possível de formas de pagamento como meio de criar facilidades aos consumidores. Cartões de débito e crédito, boleto (para vendas online) e até PIX valem para manter o máximo de opções aos clientes.

Sobre a data – criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, o Dia do Consumidor começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014 a ponto de ser comparada à Black Friday. O objetivo principal da data é lembrar dos direitos dos consumidores e do respeito às leis que regem o comércio.  No Brasil o Código de Defesa do Consumidor é o documento que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social e o Procon é o órgão que auxilia os consumidores que buscam seus direitos.

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